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dc.contributor.advisorSoares, Eliana Maria do Sacramento
dc.contributor.authorFlores, Jerônimo Becker
dc.contributor.otherSchlemmer, Eliane
dc.contributor.otherCatelli, Francisco
dc.date.accessioned2014-05-30T12:49:18Z
dc.date.available2014-05-30T12:49:18Z
dc.date.issued2014-05-30
dc.date.submitted2013-04-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/468
dc.descriptionDesenvolvemos esta pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Universidade de Caxias do Sul, na linha Educação, Linguagem e Tecnologia. A investigação consistiu em um estudo de caso cujo cenário foi um curso superior de formação de professores de matemática, na modalidade a distância. Almejamos buscar compreensões sobre o desenvolvimento de práticas de letramento digital no processo de ensino e aprendizagem do curso. Com uma abordagem qualitativa, analisamos e interpretamos os registros escritos dos participantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que compuseram nosso corpus. Subsidiando teoricamente a proposta, buscamos um referencial que contemplou aspectos pertencentes à pesquisa, tais como cultura digital, letramento digital, Educação no contexto das tecnologias digitais, processo de ensino e aprendizagem, Educação a distância e formação de professores. Dotados dessa base teórica, o percurso metodológico foi o estudo de caso segundo a perspectiva de Yin (2010). Os procedimentos de análise foram desenvolvidos à luz da análise textual discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2007), em três ciclos: unitarização, categorização e comunicação do novo emergente. Percebemos, durante a análise, a efetivação de práticas de letramento digital, embora muitas vezes de maneira superficial ou introdutória. Compreendemos que no cenário da pesquisa existem fatores que minimizaram e outros que potencializam as possibilidades de desenvolvimento de práticas de letramento digital. Como fatores minimizadores, podemos citar a participação dos estudantes por obrigatoriedade, falta de intervenção pedagógica problematizadora e ênfase à transmissão da informação, dentre outros. Como fatores potencializadores, podemos citar a participação social, a problematização de questões e a fluência digital. Aliando elementos teóricos às compreensões alcançadas durante todo o processo, apontamos norteadores para a organização de práticas educacionais passíveis de promoverem o letramento digital no seu processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis research was carried out at the Graduate Program in Education Stricto Sensu at the University of Caxias do Sul, in their research line on Education, Language and Technology. The investigation consisted on a study case whose scenario was an undergraduate program for Math teachers, offered in the form of distance learning. The goal was to understand the development of practices of digital literacy in the process of teaching-learning of the program. With a qualitative approach, we analyze and interpret the written records of the participants in the Virtual Learning Environment (VLE), records that made up our corpus. By supporting this proposal theoretically, we look for references that contemplate aspects related to the research, such as digital culture, digital literacy, Education in the context of digital technologies, teaching-learning process, distance education, and teacher development. With that theoretical base, the methodological trajectory was a study case according to Yin‟s perspective (2010). Analyses procedures were developed at the light of discourse text analysis, as per Moraes e Galiazzi (2007), in three cycles: unitizing, categorizing and communicating the new emerging categories. During the analysis, we noticed some practices of digital literacy, though sometimes superficial or introductory. We understand that in the research scenario there are factors that minimize and others that potentialize the development of digital literacy practices. As minimizing factors, we can mention the students‟ mandatory participation, the lack of pedagogical intervention problematizing discussions, and the emphasis on transmission of information, among others. As potentializing factors, we can mention social participation, problematization of questions, and digital fluency. Associating theoretical elements and our understanding from the entire process, we point out some guiding principles for the organization of educational practices which can promote digital literacy in its teaching-learning process.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectDigital cultureen
dc.subjectDigital literacyen
dc.titleLetramento digital na formação superior do professor de matemática na modalidade a distânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9019620009627230pt_BR
mtd2-br.author.lattesFLORES, Jeronimo Beckerpt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


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