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dc.contributor.advisorLarentis, Fabiano
dc.contributor.authorChais, Cassiane
dc.contributor.otherFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.otherGimenez, Juliano Rodrigues
dc.contributor.otherProdanov, Cleber Cristiano
dc.contributor.otherCastorena, David Güemes
dc.date.accessioned2019-05-23T12:46:20Z
dc.date.available2019-05-23T12:46:20Z
dc.date.issued2019-05-23
dc.date.submitted2019-04-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4694
dc.descriptionAs universidades passaram por revoluções, mudando seu foco do ensino para a pesquisa e, posteriormente, da pesquisa para o empreendedorismo. Essas revoluções acabaram fazendo do empreendedorismo a mais nova missão dessas instituições. Nesse cenário, os ambientes de inovação transformam-se impulsionadores de uma cultura voltada para o conhecimento que gera inovação e fomenta o empreendedorismo. Surge, assim, a preocupação de que essas instituições sejam sustentáveis, já que muitas delas são públicas e filantrópicas e mantidas economicamente somente com custeio do governo. Diante disso, esta tese investigou de que forma os ambientes de inovação, por meio dos parques científicos e tecnológicos, podem auxiliar na sustentabilidade econômica das universidades empreendedoras. Para isso, foram utilizadas como casos quatro universidades brasileiras: a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ranqueadas pelo Times Higher Education (THE), pelo World University Ranking (QS), pelo Ranking Universitário Folha (RUF) e pelo Ranking Nacional de Universidades Empreendedoras de 2016 como as três melhores instituições do Brasil, e mais um caso por conveniência, a Universidade Feevale. Além das instituições brasileiras, foi incluído um caso internacional, o Tecnológico de Monterrey, por ser a única instituição da América Latina ranqueada no Princeton Review, um ranking que avalia universidades empreendedoras nos Estados Unidos. As questões éticas deste estudo foram atendidas com base na Resolução n.º 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, gerando a aprovação do projeto desta tese pelo Comitê de Ética da Universidade de Caxias do Sul. Guiada pelas abordagens teóricas da universidade empreendedora, dos ambientes de inovação e da sustentabilidade, esta tese se centrou, ontologicamente, na interação sujeito-objeto e, epistemologicamente, no construtivismo, utilizando o paradigma fenomenológico com abordagem qualitativa e método de estudo de casos múltiplos de forma integrada com base em duas unidades de análise. Na etapa de coleta de dados, foram realizadas 18 entrevistas in loco, com auxílio de instrumento semiestruturado. Na técnica de observação não participante, realizou-se a coleta de informações em todos os ambientes visitados por meio de diário de campo. A coleta de fontes documentais foi efetuada a partir de documentos entregues pelos entrevistados, de artigos publicados, dos rankings analisados e dos relatórios e sites das instituições. Essas três fontes de coleta fazem parte da triangulação dos dados. Após essa fase, os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, que possibilitou elencar seis a posteriori, totalizando 11 categorias no estudo. Para o tratamento dos dados, foi utilizado o software NVivo® versão 11. Os achados originaram um mapa para cada uma das instituições, que permite a identificação da contribuição das universidades empreendedoras e dos ambientes de inovação para a sustentabilidade dessas universidades. Além disso, os resultados permitiram a proposição de um framework contendo as relações indicadas a partir da investigação realizada. Constatou-se, ainda, que, para que os ambientes de inovação possam contribuir para a sustentabilidade econômica das universidades, a gestão universitária deve ser encarada como elemento integrador para promover a cultura empreendedora, assim como possuir legislações que agilizem o processo de inovação, que intensifiquem as relações entre ambientes de inovação e universidade e que liderem a tríplice hélice, tendo como missão, acima de tudo, educar, pesquisar e empreender.pt_BR
dc.description.abstractUniversities went through revolutions, shifting their focus from teaching to research, and then from research to entrepreneurship. These revolutions ended up making entrepreneurship the newest mission of these institutions. In this scenario, innovation environments become tools that drive a culture of knowledge that generates innovation and fosters entrepreneurship. Thus, the concern is that these institutions are sustainable, since many of them are public and philanthropic and maintained economically only with government funding. In view of this, this thesis investigated how innovation environments, through scientific and technological parks, can help in the economic sustainability of entrepreneurial universities. For that, four Brazilian universities were used: the University of São Paulo (USP), the State University of Campinas (Unicamp) and the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), ranked by the Times Higher Education (THE), the World University Ranking (QS), the University Ranking Sheet (RUF) and the National Ranking of Entrepreneurial Universities of 2016 as the three best institutions in Brazil, and one more case for convenience, the University Feevale. In addition to the Brazilian institutions, an international case, Tecnológico de Monterrey, was included, as it is the only institution in Latin America ranked in the Princeton Review, a ranking that evaluates entrepreneurial universities in the United States. The ethical issues of this study were met based on Resolution 466/2012 of the National Health Council and the National Commission on Ethics in Research, generating approval of the thesis project by the Ethics Committee of the University of Caxias do Sul. by the theoretical approaches of the entrepreneurial university, the environments of innovation and sustainability, this thesis focused ontologically on the subject-object interaction and, epistemologically, on the constructivist, using the phenomenological paradigm with a qualitative approach and multiple case study method based on two units of analysis. At the data collection stage, 18 interviews were carried out in loco, with the aid of a semi-structured instrument. In the non-participant observation technique, the information was collected in all the environments visited through a field diary. The collection of documentary sources was done from documents delivered by the interviewees, from published articles, from the analyzed rankings and from the reports and sites of the institutions. These three sources of data collection are part of the triangulation of data. After this phase, the data were analyzed through the technique of content analysis, which made it possible to list five categories a priori and six a posteriori, totaling 11 categories in the study. For the treatment of the data, the software NVivo® version 11 was used. The findings originated a map for each one of the institutions, which allows the identification of the contribution of the entrepreneurial universities and of the innovation environments for the sustainability of these universities. In addition, the results allowed the proposal of a framework containing the relationships indicated from the research carried out. It was also verified that, in order for innovation environments to contribute to the economic sustainability of universities, university management should promote entrepreneurial culture, as well as have laws that streamline the innovation process, which intensify relations between innovation and university and who lead the triple propeller, having, above all else, to educate, research and undertake.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectUniversities and collegesen
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectSustainabilityen
dc.titleUniversidades empreendedoras e ambientes de inovação: uma proposta de sustentabilidade econômica para o ensino superiorpt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9496409052755535pt_BR
mtd2-br.author.lattesCHAIS, Cassianept_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


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