A Escola Municipal de Belas Artes de Caxias do Sul : histórias e memórias (1949 a 1967)
Data
2014-05-30Autore
Costa, Liliane Maria Viero
Orientador
Luchese, Terciane Ângela
Metadata
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A dissertação A Escola Municipal de Belas Artes de Caxias do Sul: histórias
e memórias (1949 a 1967) conta parte da história da Escola Municipal de Belas
Artes de Caxias do Sul no período compreendido entre os anos de 1949, ano de
sua criação, a 1967, quando foi, juntamente com outras faculdades, integradas para
compor a Universidade de Caxias do Sul. O objetivo central da pesquisa foi o de
narrar uma parte significativa de seu processo de criação e dinâmica de
organização, a partir de sua institucionalização, seu estabelecimento como
instituição e desenvolvimento. Na tessitura do estudo, a História Cultural
fundamentou teoricamente as análises produzidas a partir de documentos
diversificados, encontrados dispersos em um conjunto de locais e acervos, tais
como jornais, fotografias, relatórios e atas. Portanto, os procedimentos
metodológicos foram os da análise documental. Na organização da escrita optei por
escrever o processo histórico seguindo certa cronologia. O estudo foi dividido em
três capítulos. O primeiro capítulo narra como a cidade de Caxias do Sul se
constituiu, aspectos do processo imigratório que contribuíram para a compreensão
das questões culturais da cidade, a educação e a arte e a busca da modernização.
Identifiquei dois sentimentos neste processo. Um na chegada do colonizador e,
portanto a ingenuidade de que não seria tão difícil o estabelecimento na nova terra
e outro que ao perceber as dificuldades o espírito de luta e conquista garantiu a
sobrevivência nesta nova terra. O segundo capítulo apresenta os movimentos em
torno da fundação da escola, seus protagonistas, a cidade como receptáculo deste
espaço e a receptividade da população, a presença de uma força política
administrativa muito grande. A escola não foi “abraçada” pela Igreja. Foi a
Prefeitura Municipal que criou legislação própria, identificou, respeitando as
especificidades do ensino da arte. No terceiro capítulo a EMBA se torna um curso
de nível superior e, além de participar na constituição da Universidade de Caxias do
Sul, assume papel fundamental na irradiação da arte e da cultura em Caxias do Sul.
A EMBA foi bem acolhida e estimulada pela sociedade que a entendeu como
pertinente. A participação na escola e o ensino da arte foram considerados um
diferencial na construção dos saberes. A EMBA representa a memória de uma
parte da história da Educação em Caxias do Sul em especial o ensino superior. A
criação de uma instituição de ensino de arte estimulou o acesso e a fruição ao
universo da arte na metade do século XX em Caxias do Sul.