O processo escolar no município de Tunápolis, SC, 1954-1974 : escola pública com características de escola comunitária?
Zusammenfassung
Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, teve como temática o estudo histórico e o desenvolvimento do processo escolar de descendentes de imigrantes alemães, estabelecidos na Vila Tunas, posteriormente Tunápolis, localizado no oeste catarinense, no início da década de cinquenta. Trata-se de migrantes alemães, provenientes do Rio Grande do Sul e regiões próximas de Tunápolis, que se estabeleceram nessa localidade, apoiados pela Sociedade União Popular ou Volksverein, liderada por padres jesuítas. Procura analisar as relações e contribuições dos poderes públicos, da Igreja e da comunidade, na efetivação da escolarização deste núcleo rural. Com auxílio da História Cultural, a metodologia utilizada centrou-se nas fontes documentais, relatórios anuais, termos de visita de inspetores escolares, fotografias e diário de um pároco; e nas fontes orais, obtidas com doze entrevistas, realizadas com ex-professores e ex-alunos, moradores e lideranças comunitárias, que fizeram parte do período escolar de 1954-1974, ocasião em que funcionou essencialmente o ensino de 1ª a 4ª série em Tunápolis. O texto é organizado em três capítulos, o primeiro é dedicado à análise do processo imigratório e migratório no Brasil, a instalação e organização comunitária em Tunápolis, e o início do seu processo escolar. Ao tratar da temática relacionada à escola, em uma comunidade étnica, foi indispensável a discussão a respeito da Lei da Nacionalização do Ensino. No segundo capítulo, enfatizo o desenvolvimento do processo escolar em Tunápolis, investigando as relações sociais, políticas, econômicas, e os agentes (governo, Igreja, líderes comunitários, professores e alunos) que fizeram parte das questões educacionais na comunidade, e sua íntima relação com o modelo escolar étnico-comunitário. Por fim, priorizo a discussão a respeito das culturas e práticas escolares e sociais adotadas, os projetos e discursos defendidos diante de suas peculiaridades e intencionalidades do contexto e do momento histórico. Os resultados apontam que o diálogo entre os agentes envolvidos foi fundamental para propulsionar o funcionamento da escola de Tunas. Também as práticas sociais desenvolvidas pela comunidade em benefício da escola, os mutirões e as festividades, auxiliaram no desenvolvimento de pertencimento étnico à migração alemã, e um forte sentimento comunitário de identificação com o local e entre os seus habitantes. A Escola Municipal Vila Tunas foi assumida pela municipalidade, porém os indícios demonstraram que inúmeras semelhanças com as escolas étnico-comunitárias, muito valorizadas pelos imigrantes alemães, por cultivarem as tradições, os ideais, os costumes, os valores do seu povo, foram ali desenvolvidas.