Listar Doutorado Acadêmico em Educação por autor "Morés, Andréia"
Mostrando ítems 1-10 de 10
-
A arquitetura da experiência acadêmica : um estudo de caso em uma universidade comunitária
Inda, Pedro Augusto Alves de (2024-03-20)Esta tese, ancorada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, procurou identificar como os estudantes do ensino superior constroem a arquitetura de sua experiência acadêmica. A partir desse ... -
A educação permanente e continuada com professores no movimento das relações de poder: entre o controle biolpolítico e a autonomia
Cortelini, Valdete Gusberti (2021-12-13)Esta tese, com o tema A educação permanente e continuada com professores no movimento das relações de poder: entre o controle biopolítico e a autonomia, constitui-se em um diálogo entre atores do cotidiano escolar da rede ... -
Formação inicial de professores e autonomia: um estudo com estudantes e docentes de licenciaturas da área de ciências exatas
Peruchin, Débora (2023-02-28)A presente pesquisa foi realizada tendo em vista o objetivo de analisar como a formação de professores propicia que os estudantes de licenciaturas da área de ciências exatas desenvolvam sua autonomia em seus percursos ... -
Jovens e ensino médio em tempo integral: sentidos atribuídos ao macrocomponente curricular núcleo articulador
Arruda, Arlene Aparecida de (2024-02-26)Esta tese, construída e defendida junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), teve como objeto de investigação o Programa de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), política que alterou a carga ... -
Juventudes do século XXI e o cotidiano do ensino médio no Rio Grande do Sul: por entre as dobras do Seminário Integrado
Moraes, Cineri Fachin (2019-08-30)Esta tese se filia ao campo de investigação sobre a relação entre juventude e escola, bem como à política educacional que modificou a organização curricular do Ensino Médio do Rio Grande do Sul, ao estimular uma prática ... -
Leitura literária na educação infantil: potencialidades do livro de imagem
Lazzari, Fabiana (2024-04-19) -
Percursos formativos no curso normal regional de São Francisco de Paula-RS (1953-1962): histórias e memórias
Daros, Dilnei Abel (2021-03-22)A tese situa-se no campo da História da Educação e vincula-se à linha de pesquisa de História e Filosofia da Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul - UCS, em Caxias do Sul no ... -
A relação do docente com o saber: sentidos atribuídos aos referenciais curriculares e ao ensinar no cotidiano da escola pública
Zanette, Carla Roberta Sasset (2020-03-16)No cenário educacional, muitas são as reflexões e debates acerca de referenciais curriculares e seus deslocamentos para os processos de aprendizagem e de ensino no contexto escolar. Diante disso, o objetivo principal da ... -
Universidades comunitárias e compromisso social emtempos de mercantilização da educação superior : "o dizer a sua palavra" na percepção de investigadores da educação
Salatino, Vialana Ester (2023-03-25)Esta Tese de doutorado versa sobre as Universidades Comunitárias e Compromisso Social em tempos de mercantilização da educação superior: "o dizer a sua palavra" na percepção de investigadores da educação. Para a concretização ...