Doutorado Acadêmico em Educação: Recent submissions
Now showing items 61-69 of 69
-
A relação do docente com o saber: sentidos atribuídos aos referenciais curriculares e ao ensinar no cotidiano da escola pública
(2020-03-16)No cenário educacional, muitas são as reflexões e debates acerca de referenciais curriculares e seus deslocamentos para os processos de aprendizagem e de ensino no contexto escolar. Diante disso, o objetivo principal da ... -
Religiosidade, etnicidade e educação: a presença das Irmãs Carlistas-Scalabriniana no Rio Grande do Sul (1915-1948)
(2019-12-03)O estudo é desenvolvido com o objetivo de analisar como se constituiu a educação carlista-scalabriniana no Rio Grande do Sul, a partir da inserção da Congregação das Irmãs de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas no Estado, ... -
Intencionalidades biopolíticas do silenciamento da formação docente na BNCC
(2020-02-18)Esta tese apresenta um estudo sobre os movimentos de explicitação da formação docente na Base Nacional Comum Curricular, pelas lentes da biopolítica. O trabalho foi desenvolvido dialogando com Freire e Foucault para delimitar ... -
"A vida", "O balão" e "O pássaro": análise de uma política de formação de leitores na perspectiva inclusiva
(2020-02-10)Esta Tese tem como objetivo analisar a materialidade dos acervos e o uso do PNBE, a partir da Análise Dialógica do Discurso (ADD), de Bakhtin, com a finalidade de propor indicadores de acessibilidade, que pudessem auxiliar ... -
Movimentos de ensinar e aprender matemática em convivência
(2019-11-12)Esta Tese, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, emergiu de uma experiência que teve como foco cartografar o fluir de uma professora (que também foi a pesquisadora) e seus ... -
Itinerários no processo de educar na infância: diálogos entre pedagogias
(2019-11-12)Esta tese investiga como os artefatos pedagógicos originam distintos modos de orientar o processo de educar crianças pequenas, qualificando as práticas pedagógicas, a partir de experiências vividas no cotidiano dos serviços ... -
A condição humana no antropoceno: princípios educativos para horizontes legítimos de convivência
(2019-10-29)O objetivo deste estudo é refletir sobre a condição humana no Antropoceno, a fim de propor princípios educativos que possam desencadear processos de emergência de horizontes legítimos de convivência para a Época humana. ... -
Juventudes do século XXI e o cotidiano do ensino médio no Rio Grande do Sul: por entre as dobras do Seminário Integrado
(2019-08-30)Esta tese se filia ao campo de investigação sobre a relação entre juventude e escola, bem como à política educacional que modificou a organização curricular do Ensino Médio do Rio Grande do Sul, ao estimular uma prática ... -
O gestor da escola pública da região noroeste do Rio Grande do Sul: políticas educacionais na perspectiva da Inclusão
(2019)Esta tese propõe analisar como as políticas educacionais, na perspectiva da inclusão, orientam os gestores de escolas públicas da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e são por eles interpretadas. A pesquisa, ...