Doutorado Acadêmico em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 69
-
Mulheres nas ciências exatas: condições que possibilitam suas escolhas profissionais
(2022-03-01)Esta tese investigou condições que possibilitam as escolhas profissionais das mulheres que optam pela área das Ciências Exatas. A mulher, invisibilizada na história, já ocupa muitos espaços profissionais, mas a área das ... -
Educação e linguagem : estudo polifônico da compreensão leitora do cego congênito
(2022-02-24)O presente estudo objetiva contribuir para o processo de compreensão leitora de pessoas com cegueira congênita sob a ótica da polifonia linguística. Nesse sentido, tem em vista a importância da aprendizagem pelo Sistema ... -
Histórias e memórias do ensino de educação física nas escolas normais Duque de Caxias e São José de Caxias do Sul/RS (1947-1961)
(2022-02-17)Esta tese, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, possui caráter histórico e tem como objetivo principal analisar como a Educação Física desenvolvida na Escola Normal ... -
Compondo uma constelação no protagonismo da comunidade escolar para a construção do projeto político-pedagógico emancipatório
(2022-02-12)Esta pesquisa, intitulada "Compondo uma constelação no protagonismo da comunidade escolar para a construção do Projeto Político-Pedagógico emancipatório", parte da seguinte questão-problema: Como construir o Projeto ... -
História dos grupos escolares em Garibaldi e Farroupilha: matizes de práticas pedagógicas e escolares (Rio Grande do Sul, 1926-1949)
(2022-02-09)A tese tem como objeto de investigação a história dos grupos escolares instituídos em dois municípios localizados no Rio Grande do Sul. Seu objetivo é investigar a constituição e a organização dos grupos escolares em ... -
A educação permanente e continuada com professores no movimento das relações de poder: entre o controle biolpolítico e a autonomia
(2021-12-13)Esta tese, com o tema A educação permanente e continuada com professores no movimento das relações de poder: entre o controle biopolítico e a autonomia, constitui-se em um diálogo entre atores do cotidiano escolar da rede ... -
A terceira margem do rio: reflexões sobre a formação leitora em língua estrangeira a partir de Saussure e Benveniste, na perspectiva da complexidade
(2021-07-31)O escopo desta pesquisa é (re)pensar o processo de aprendizagem e de ensino de Línguas Estrangeiras (LE) por um viés enunciativo ao dar sustentação à tese de que os postulados saussurianos (noção de valor e de sistema) e ... -
Realidade e fantasia: contribuições do role-playing game (RPG) para a convivência e a inclusão na escola
(2021-06-16)A maneira como a educação inclusiva é pensada hoje está fortemente ligada à legislação. Contudo, apenas a esfera jurídica parece não ser suficiente e, por vezes, as fórmulas, classificações e diagnósticos ofuscam o ser ... -
O direito humano à educação e a construção da cidadania: um estudo acerva do sonho possível
(2021-05-04)A constituição de um cidadão requer a conquista da cidadania. Conquista porque pressupõe criticidade, pertencimento, capacidade de compreender seus deveres, e não apenas usufruir de seus direitos. Um cidadão é alguém ... -
A linguagem como trama sistêmica para o ensino jurídico brasileiro
(2021-04-29)É uma tese em educação e tem por problema basilar verificar o que se deseja ao ensinar o direito, o que se almeja com tal formação, a quem se quer formar no ensino do direito. Tais questões foram decididas para serem ... -
Percursos formativos no curso normal regional de São Francisco de Paula-RS (1953-1962): histórias e memórias
(2021-03-22)A tese situa-se no campo da História da Educação e vincula-se à linha de pesquisa de História e Filosofia da Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul - UCS, em Caxias do Sul no ... -
Horizontes da complexidade: a religação dos saberes cuidado de si e autoética como contribuição à atuação docente
(2021-03-01)As implicações da biopolítica se caracterizam pela capilaridade de um modus operandi que, de certa forma, se converte na sociedade, como uma maneira de viver condicionada às relações de poder-saber, apreendidas do sistema ... -
Constituição semântico-argumentativa do texto pergunta-resposta: uma análise didático-pedagógica com vistas à formação de professores
(2021-02-26)O estudo apresentado tem como ponto de partida, e chegada, a necessidade de qualificação das habilidades linguísticas do professor como usuário de língua materna. O trajeto da pesquisa foi fundamentado na Teoria da ... -
Farroupilha/RS e a educação (1934-1948): um município pedagógico
(2021-02-24)O objetivo do estudo é compreender as ações municipais em prol da Educação no município de Farroupilha/RS. O recorte temporal inicia em 1934 - ano da emancipação de Farroupilha -, por compreender que, a partir de então, ... -
Cidades rebeldes, efervescentes e educadoras: em Caxias do Sul/RS, quanto de passado existe em nosso presente?
(2021-02-23)Ao problematizar um documento da década de 1950 em que se se faziam perceber determinadas ações de xenofobia e racismo desenvolvidas por algumas barbearias de Caxias de Sul, um outro ponto seria percebido: haveria, ali, ... -
Aprendizagem no cotidiano escolar: direitos, experiências e percepções discentes
(2020-12-23)Esta tese teve como objetivo geral, por meio de narrativas sobre as experiências estudantis, estabelecer possíveis conexões entre as Culturas de Intervenção Pedagógica (de reprodução, recomendação, disciplina, outorga/tr ... -
Experiência literária no ensino médico: estudo comparado Brasil - Uruguai
(2020-12-08)Esta tese propõe analisar e comparar a experiência literária no ensino formal, de estudantes de segundo e terceiro ano de Ensino Médio, no Rio Grande do Sul (Brasil), e do último ano do Bachillerato diversificado, no ... -
Processos educativos e de aprendizagem na biblioteca universitária: abordagem centrada no estudo de usuários
(2020-10-15)Esta tese tem como objetivo tecer diretrizes para reconfiguração da biblioteca universitária na contemporaneidade com vistas à qualificação dos processos educativos e de aprendizagem mediados por ela e, assim, questiona: ... -
Nacionalização das escolas étnicas polonesas do Rio Grande do Sul (1918-1942)
(2020-05-04)Esta pesquisa tem por objetivo analisar como processos de nacionalização, produzidos no período de 1918 a 1942, configuraram ou extinguiram as escolas étnicas de comunidades polonesas no Rio Grande do Sul, observando as ... -
Pedagogia radical e inclusiva : nas trilhas de elementos educativos para uma cidadania mais consciente
(2020-04-30)Este trabalho contextualiza tensões e questionamentos sobre a situação econômica mundial e a extraordinária desigualdade social que afasta cada vez mais ricos de pobres, como ponto de partida, trazendo elementos importantes ...