• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Doutorado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Doutorado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Compondo uma constelação no protagonismo da comunidade escolar para a construção do projeto político-pedagógico emancipatório

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Tese Sirlei Tedesco.pdf (3.507Mb)
Data
2022-02-12
Autor
Tedesco, Sirlei
Orientador
Rosa, Geraldo Antônio da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa, intitulada "Compondo uma constelação no protagonismo da comunidade escolar para a construção do Projeto Político-Pedagógico emancipatório", parte da seguinte questão-problema: Como construir o Projeto Político-Pedagógico, embasado em horizontes emancipatórios, articulado ao protagonismo da comunidade escolar, em escola de ensino municipal de Fagundes Varela? O objetivo é, a partir da análise das contribuições do processo de construção do Projeto Político-Pedagógico na rede municipal de ensino de Fagundes Varela, reveladora de rupturas e/ou resistências, construir diretrizes para um novo Projeto Político-Pedagógico. A abordagem utilizada para este estudo segue a perspectiva da pesquisa-ação, desenvolvida com a participação da comunidade escolar de uma instituição de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, localizada no município de Fagundes Varela, no interior do Rio Grande do Sul. As bases teóricas são provenientes da Teoria Crítica da sociedade, notadamente de autores que fizeram parte da primeira geração da Escola de Frankfurt - Theodor Adorno e Walter Benjamin -, em constante diálogo com Paulo Freire e outros teóricos, além de fragmentos literários provenientes das obras de Manuel de Barros e José Saramago, teorias e experiências pessoais da pesquisadora. O percurso de geração, tratamento e análise dos dados emergentes de uma concepção qualitativa, com o suporte de dados quantitativos, triangulam com o repertório teórico de René Barbier, Maurice Halbwachs, Rodolfo Kusch, Wolfgang Leo Maar, Bruno Pucci, Márcio Seligmann-Silva e Ilma Passos Alencastro Veiga, por meio da análise textual discursiva. Os resultados analisados mediante a descrição do processo de construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola preconizaram o processo de envolvimento da comunidade escolar, suas concepções, reflexões e (re)significações, a partir de enunciados/anunciados, validados e entregues à Comunidade Escolar Caminhos do Aprender, os quais preconizam: competências de gestão de mudanças; leituras de mundo e de contexto local; conceber a cooperação como virtude para a "materialização" do Inédito Viável; transcender do hierárquico vertical; criar contextos que libertam a criatividade; refletir acerca da experiência de ter vivenciado a Pandemia COVID 19 em uma resposta ao mundo com base na cidadania plena; incorporar o Projeto Político-Pedagógico como um ecossistema vivo; pressupor as práxis cotidianas a partir de respostas vivas e não prontas; sair da cultura de fragmentação para uma cultura de acolhimento e por fim, a entrega de uma Documentação Pedagógica da e para a comunidade validada pelo grupo e em contínuo processo de construção e de renovada validação. A relevância do trabalho consiste na intenção de ampliar visões e abrir caminhos para novas perguntas, dúvidas e pesquisa, inspirando, inclusive, outras realidades a desenvolver a construção de seus Projetos Político- Pedagógicos emancipatórios, com a colaboração e o protagonismo da comunidade escolar. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9516
Collections
  • Doutorado Acadêmico em Educação [69]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Proposta para implantação do BSC (balanced scorecard) em uma concessionária de veículos 

    Lazzaretti, Roselaine Varela
    A informação contábil deve ser levada em consideração no momento da tomada de decisão, os indicadores de análise de balanço têm função de mostrar a saúde da empresa. Os indicadores do Balanced Scorecard têm função de medir ...
  • Uso de sistemas virais citoplasmáticos de Saccharomyces cerevisiae para a produção de proteínas heterólogas 

    Varela, Queli Defaveri (2014-06-02)
    A produção de proteínas e peptídeos heterólogos representa um dos mais importantes segmentos do setor biotecnológico. Apesar das diferentes tecnologias hoje disponíveis para a (bio) síntese de proteínas e peptídeos (como ...
  • Estudo da viabilidade de abertura de uma empresa de descontaminação de lâmpadas fluorescentes com vapor de mercúrio na cidade de Caxias do Sul – RS 

    Varela, Adriano Girardi
    A abertura de um novo negócio requer muita atenção por parte do empreendedor, sendo necessário um estudo de campo para averiguar a sua viabilização. Ao realizar o estudo dentro da cidade de Caxias do Sul - RS observou-se ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV