Mostra i principali dati dell'item

dc.contributor.advisorDe Toni, Deonir
dc.contributor.authorLima, Vinicius Zanchet de
dc.contributor.otherEberle, Luciene
dc.contributor.otherEckert, Alex
dc.contributor.otherFernandes, António Jorge
dc.contributor.otherBrambilla, Flávio Régio
dc.date.accessioned2019-08-26T18:34:52Z
dc.date.available2019-08-26T18:34:52Z
dc.date.issued2019-08-26
dc.date.submitted2019-07-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4896
dc.descriptionO número de usuários de redes sociais cresceu exponencialmente nos últimos anos, no entanto, existem lacunas de pesquisas sobre o conhecimento acerca das relações entre os construtos determinantes da continuidade de uso das redes sociais por parte dos usuários. Assim, para o desenvolvimento desta pesquisa, foi analisado o impacto da influência social, do valor hedônico, do valor utilitário, da experiência do fluxo, e do senso de pertencimento sobre a continuidade de uso de uma rede social (Facebook), avaliando a moderação da personalidade narcisista de seus usuários. Para tanto, foi realizado o levantamento teórico que aborda a continuidade de uso, bem como a compreensão e análise dos construtos e relações a serem investigadas. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio da implementação de uma survey. A análise dos resultados foi feita por meio de estatísticas multivariadas, utilizando-se a técnica da Modelagem de Equações Estruturais para se observar e analisar os elementos que compõem o objeto em estudo, além da realização do teste das hipóteses levantadas. A amostra foi composta por 360 usuários de uma rede social (Facebook). Os resultados apontaram que o Modelo Teórico proposto apresentou índices de ajuste satisfatórios. A contribuição de maior destaque é a validação das relações hipotetizadas, os quais mostraram que a influência social impacta positivamente no valor hedônico e o valor utilitário; que o valor hedônico e o valor utilitário impactam positivamente na experiência do fluxo; que a influência social impacta positivamente no senso de pertencimento; que a experiência do fluxo impacta positivamente na continuidade de uso; e que o senso de pertencimento impacta positivamente na continuidade de uso da mesma rede social. Adicionalmente, foi constatado que a personalidade narcisista do usuário (alto estado de personalidade narcisista e baixo estado de personalidade narcisista), modera positivamente a relação entre a influência social e o senso de pertencimento. Por fim, o estudo possibilitou avanços no entendimento dos antecedentes da continuidade de uso e o papel moderador da personalidade narcisista do usuário, bem como indicações a respeito dos fatores essenciais para se garantir um melhor desempenho das organizações inseridas neste contexto.pt_BR
dc.description.abstractThe number of users of social networks has grown exponentially in recent years however; there are considerable gaps in research on the knowledge about the relationships between the determinant constructs or background of the continued use of social networks on the part of Users. Thus, for the development of this research, the impact of the social influence, the hedonic value, utilitarian value, the flow experience and the sense of belonging on the continued use of a particular social network (Facebook) and evaluating the Moderation of the narcissistic personality of its users. For this, we carried out the theoretical research that approaches the continued use, as well as the understanding and analysis of the constructs included in the research. After that, was implemented a quantitative search using a survey as method. The analysis of the results was made through multivariate statistics, using the technique of Structural Equation Modeling to observe and analyze the components of the object under study, in addition to testing the mentioned hypotheses. The sample consisted of 360 users of a social network (Facebook). The results showed that the proposed Theoretical Model presented satisfactory fit indexes. The most prominent contribution is the validation of the hypothesized relationships, which showed that the social influence positively impacts the hedonic value and the utilitarian value; that the hedonic value and the utilitarian value positively impact the flow experience; that social influence positive impact on the sense of belonging; that flow experience positively impacts continued use; and that sense of belonging positively impacts on the continued use of the same social network. Furthermore, this study shows positively moderates the relationship between social influence and sense of belonging. Finally, the study allowed advances in the understanding of the antecedents of continued use and the moderating role of the narcissistic personality of the user, as well as indications regarding the essential factors to guarantee a better performance of the organizations inserted in this context.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectNarcisismo - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectComunicação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectPersonalidadept_BR
dc.subjectDiferenças individuaispt_BR
dc.subjectOnline social networksen
dc.subjectNarcissism - Social aspectsen
dc.subjectCommunication - Social aspectsen
dc.subjectPersonalityen
dc.subjectIndividual diferencesen
dc.titleDeterminantes da continuidade de uso de uma rede social e o papel moderador da personalidade narcisista do usuáriopt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7214657000873907pt_BR
mtd2-br.author.lattesLIMA, V. Z.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Files in questo item

Thumbnail

Questo item appare nelle seguenti collezioni

Mostra i principali dati dell'item