dc.contributor.advisor | Stein, Sofia Albornoz | |
dc.contributor.author | Bogo, Jordana | |
dc.date.accessioned | 2014-05-30T18:13:46Z | |
dc.date.available | 2014-05-30T18:13:46Z | |
dc.date.issued | 2014-05-30 | |
dc.date.submitted | 2010-03-17 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/496 | |
dc.description | O presente trabalho consiste, primeiramente, de uma pesquisa teórica que almejou fundamentar aquilo que lhe seguiu: uma pesquisa-ação, efetivada e apresentada aqui, na área do ensino de Geografia para os primeiros anos do ensino fundamental. A pesquisa-ação pretendeu estruturar situações de ensino envolvendo conceitos geográficos para os anos iniciais de forma a mostrar sua relevância para a compreensão do próprio espaço vivido por parte dos educandos. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede privada de Caxias do Sul, com duas professoras regentes do 3º ano, e é de natureza qualitativa, pois pautou-se nos pressupostos da metodologia da pesquisa-ação. A mesma foi efetivada em encontros presenciais entre a pesquisadora e as professoras, e encontros semipresenciais entre as educadoras. Esses momentos possibilitaram debates em torno do processo de formação de conceitos na criança, embasado na teoria sociocultural de Vygotsky e sobre o ensino de Geografia na fase inicial da alfabetização. Foram utilizados autores que estudam a presença dessa disciplina no ensino. Tais encontros possibilitaram a organização e implementação de atividades no fazer pedagógico das educadoras levando em conta o aparato conceitual da Geografia no estudo do município de Caxias do Sul. As metodologias empregadas permitiram que os alunos identificassem e compreendessem diversos aspectos do meio em que viviam. Esse tipo de investigação permite que o pesquisador atue, no local escolhido para a pesquisa, como um agente contextualizado que busca aproximar discussões teóricas e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. A análise dos resultados revelaram que esse tipo de aproximação da pesquisadora do lócus da pesquisa oportuniza novos olhares sobre os processos de aprendizagem, em especial em relação ao ensino de Geografia, o qual mostra contribuir imensamente na fase de escolarização, como essa pesquisa o demonstra. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work consists primarily of a theoretical research that sought to justify what followed: an action research, showed and presented here. This action research has the intend to structure teaching situations involving geographical concepts for the early years to show its relevance to the understanding of space itself experienced by students. This study was conducted in a private school in Caxias do Sul, with two conductors teachers of the third year, and this research is qualitative, it was based on the assumptions of the methodology of action research. The research was made on face meetings between the researcher and the teachers, and half-face meetings between the educators. These meetings enabled discussion around the process of concept formation in the child, based on Vygotsky´s sociocultural theory and the teaching of geography in early literacy. Authors who study the presence of geography in education were used to this study. These meetings also allowed the organization and implementation of the pedagogical activities of educators taking into account the conceptual apparatus of geography in the study of the city of Caxias do Sul. The methods used allowed the students to identify and understand various aspects of the environment in which they lived. This type of research allows the researcher to act in the place chosen for the research, as an agent in context which aims to bring the theoretical discussions and contribute to the teaching-learning. The results showed that this type of approach a researcher at the place of research nurture new ways of understanding the learning processes, particularly in relation to the teaching of geography, which shows contribute immensely in the process of schooling, as this survey demonstrates. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Conceitos geográficos | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Geografia (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Geografia -Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching and-learning | en |
dc.subject | Early years | en |
dc.subject | Geographical concepts | en |
dc.subject | Student teaching | en |
dc.subject | Geography - Study and teaching | en |
dc.title | A linguagem conceitual geográfica : uma dimensão da prática docente no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/7643958311575817 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | BOGO, J. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |