Browsing Programa de Pós-Graduação em História by Author "Luchese, Terciane Ângela"
Now showing items 1-15 of 15
-
Ana de Castro Osório, uma intelectual transnacional: feminismo e mediação cultural
Machado, Juliana Goulart (2019-10-29)Este estudo desenvolvido no âmbito do programa de Pós-Graduação em História, tem como objetivo analisar a atuação de Ana de Castro Osório como mediadora cultural, nos movimentos em prol do feminismo, considerando a circulação ... -
Uma análise das representações do medievo nos festivais de recriação medieval
Hasse, Felipe de Almeida (2020-10-05)O presente trabalho analisa as representações do medievo existentes em um festival de recriação medieval brasileiro, o Epic Festival. Tem como objetivo mapear as representações que configuram reconhecimentos em comum da ... -
Bauhaus, uma história de pedagogias perdidas?
Reimann, Daniel Eduardo (2020-11-13)O presente estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul. Estudo de cunho bibliográfico, tem como objetivo compreender o sentido pedagógico adotado para o Curso Preliminar ... -
Da tinta ao sangue: o ensino de idade média a partir de Game of Thrones
Rampazzo, Henrique Bondan (2022-07-05)No presente trabalho, discute-se o uso do gênero da fantasia no ensino de História. Filmes e seriados com ambientação medieval permeiam cada vez mais a cultura popular do mundo contemporâneo; grandes sucessos de bilheteria ... -
De colonos do vinho a agricultores do turismo: a identidade em transformação no distrito de São Pedro, Bento Gonçalves (RS)
Silva, Daniel da (2019-11-14)O estudo tem como objetivo identificar e analisar os elementos presentes no processo de transformação identitária na comunidade do distrito de São Pedro, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, Brasil. Nesta região, se ... -
Estudos sociais para crianças numa democracia: prescrições didáticas para o ensino de história no Brasil sob o prisma estadunidense (1960-1970)
Soares, Elisiane da Silva (2021-08-19)Esta pesquisa se dedica ao estudo do manual Estudos Sociais para crianças numa democracia com enfoque em sua materialidade e conteúdo. A obra foi originalmente publicada em 1956, por John U. Michaelis, Professor da Escola ... -
A formação de professores e o uso de recursos tecnológicos no ensino de história
Rambo, Fernanda (2018-10-01)Esta pesquisa na área de concentração do ensino de História: Fontes e Linguagens, na linha de pesquisa de Linguagens e Cultura no ensino de História, tem como finalidade analisar como os professores da rede pública de ... -
A fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico
Reginato, Lara Moncay (2018-05-08)Esta pesquisa teve por objetivo a utilização da fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico. Parte da percepção de que a fotografia é uma fonte histórica por ser uma produção humana ... -
Francisco Sanches Filho - Paco : memória coletiva da região na Serra Gaúcha, RS - 1889-1931
Rampazzo, Cristiane Bondan (2023-03-31)No presente trabalho, busca-se verificar como Francisco Sanches Filho, conhecido pela alcunha de "Paco", se mantém vivo na memória regional, uma vez que sua trajetória permeia o imaginário social devido ao modo como escolheu ... -
Inventário participativo de patrimônio cultural em Fazenda Souza / RS
Andreolla, Caroline Lipreri (2019-07-16)Esta produção demonstra a construção participativa de um inventário dos patrimônios culturais de Fazenda Souza, distrito do município de Caxias do Sul/RS. Realizado com base na metodologia proposta pelo IPHAN, o inventário ... -
Mulheres sem rosto: imagens do feminismo nos livros didáticos de história do ensino fundamental (2004-2012)
Zen, Daiane Dala (2019-08-21)O objetivo do presente estudo é analisar como são apresentadas as imagens do feminino, nos livros didáticos de História, do Ensino Fundamental, nas coleções Nova História Crítica, da Editora Nova Geração de 2004, História ... -
Professora, e Bento onde estava enquanto isso? : o desenvolvimento da consciência histórica pelo viés local e a produção colaborativa de documentário sobre as ditadura civil militar no Brasil
Zanotto, Mayara (2021-05-12)A realidade dos estudantes das novas gerações enquanto nativos digitais e amplamente conectados em rede os permitiu encontrar novas formas de aprender e conhecer história. Assim, cabe aos professores, partilhando destes ... -
Projeto Tertúlia Mestre: uma proposta para o ensino de história do Rio Grande do Sul nas escolas
Pompermayer, Eduardo (2021-12-23)O tema do estudo está relacionado ao 'Projeto Tertúlia Mestre (PTM)' que é desenvolvido na Escola Mestre Santa Bárbara. A realização do PTM se justifica, pois tem a finalidade de acolher o ensino da História do Rio Grande ... -
Revista Claudia: representações do feminino e da beleza (2014-2020)
Lava, Paloma (2022-05-20)Esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História, Mestrado Profissional e na linha de Fontes e Acervos na Pesquisa e Docência em História se propôs a analisar as representações de beleza feminina nas ... -
Sonhos dos imigrantes italianos e os caminhos de esperança : distrito de São Pedro, Bento Gonçalves - RS
Zat, Ancilla Dall`Onder (2023-09-26)A imigração italiana em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, tem sido tema de vários estudos e pesquisas em diferentes perspectivas. Esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de ...