Listar Programa de Pós-Graduação em História por autor "Lia, Cristine Fortes"
Mostrando ítems 1-20 de 24
-
A alimentação sagrada do batuque do Rio Grande do Sul: a relação biomítica da culinária ancestral
Troglio, Matheus (2022-12-06)A gastronomia de uma região representa um forte apelo identitário e cultural. A Serra Gaúcha é percebida nesse contexto pela influência da imigração europeia em sua culinária. Entretanto, muitos desses alimentos e suas ... -
Uma análise das representações do medievo nos festivais de recriação medieval
Hasse, Felipe de Almeida (2020-10-05)O presente trabalho analisa as representações do medievo existentes em um festival de recriação medieval brasileiro, o Epic Festival. Tem como objetivo mapear as representações que configuram reconhecimentos em comum da ... -
Cem anos do registro civil de Itatuba-Paraíba : uma reconstituição histórica sobre a realização de casamentos na sede do município (2021-2024)
Santana, Yelva Sousa Almeida (2024-07-17)Esta dissertação está inserida no campo interdisciplinar do Direito e da História, com o objetivo de explorar as mudanças das representações sociais do casamento em Itatuba, sobretudo após a inauguração da realização de ... -
O cotidiano em área de imigração alemã : análise dos livros de registro de ofícios eclesiásticos da localidade de Conventos/RS - 1860 a 1903
Dal Cin, Marcos Alberto (2017-07-11)Os Livros de Registro de Ofícios Eclesiásticos podem colaborar com a investigação dos elementos socioculturais da área de imigração alemã-evangélica. Para isto, identifica elementos, tais como: dados demográficos, número ... -
Ensino de história das religiões : cristianismo, islã e judaísmo nas histórias em quadrinhos
Cesar, Daniel Clós (2016-06-21)A intenção deste trabalho é apresentar uma ferramenta relativamente nova no cenário da Educação formal para um tema igualmente novo no cenário do ensino de História. Nesta dissertação foi realizada uma pesquisa para descrever ... -
Ensino de história e literatura: a imigração judaica nas obras de Moacyr Scliar
Francescato Júnior, Paulo Marcelo (2020-11-24)Este trabalho se propõe a analisar as relações entre a História e a Literatura, bem como o uso de fontes literárias no ensino de História. O produto final desta dissertação é um material intitulado Guia de Atividades: ... -
O ensino de história, a redemocratização brasileira, e a música
Borsoi, Lisiara Guazzelli (2022-08-23)A dissertação tem como corpus de pesquisa o Ensino de História através da música composta no período da Redemocratização Brasileira (1974-1985). O trabalho faz parte do Programa de Pós-graduação em História da Universidade ... -
O estudo da história do Islã e dos muçulmanos na educação básica : conceitos e representações
Costa, Jéssica Pereira da (2017-03-08)O Islã é a religião que mais cresce em número de fieis no mundo. Ao longo da História os estudos orientalistas construíram representações acerca dos muçulmanos e de suas práticas que contribuíram para alimentar uma relação ... -
Futebol e tecnologias digitais/virtuais: a trajetória do Grêmio Esportivo Glória de Vacaria
Silva Filho, Paulo Gilberto dos Santos (2018-07-16)A presente dissertação aborda a história do Grêmio Esportivo Glória, clube de futebol da cidade de Vacaria, no Rio Grande do Sul, que foi fundado em 1956. Apesar do início modesto, como um time formado por trabalhadores ... -
Gostos, aromas e sabores : memórias e turismo gastronômico em Bento Gonçalves
Nardin, Caroline Rigo (2016-02-19)A alimentação é uma das expressões mais sensíveis da cultura, com seus sabores e aromas, pois toca nas sensibilidades e nos estranhamentos das pessoas perante culinárias específicas. Assim, as receitas evocam memórias, ... -
Há um lugar bom de se viver: identidade, memória e o ensino da história local
Herpich, Ricardo Luis (2022-09-22)A presente dissertação aborda o ensino de História no município de Barão, Rio Grande do Sul, tendo como princípio comparar as propostas de ensino de História em contextos distintos, evidenciando a importância do ensino da ... -
O jogo como suporte pedagógico e a utilização de documentos no ensino da história
Carissimi, Laura Bossle (2017-01-31)Pensar o ensino da História, hoje, como em outras áreas de conhecimento, passa pelo exercício de exploração de novas práticas educativas. A introdução de jogos, nas aulas de História, oportuniza experimentações pedagógicas ... -
"Jorrar água sobre esta cidade": uma história ambiental do saneamento em Caxias do Sul (1875 -1928)
Troglio, Lucas (2021-07-22)A questão do saneamento e suas implicações ambientais é uma das mais urgentes e mal resolvidas no Brasil, de forma que grande parte da população ainda não tem acesso a esse serviço essencial e sua ausência, ou má administração, ... -
Nova Prata: história local, educação patrimonial e ensino de história
Vacca, Cassiano Miglia (2021-08-20)A presente dissertação aborda a interrelação entre Ensino de História, História Local e Patrimônio Cultural. O cenário escolhido é o município de Nova Prata/RS. O trabalho faz parte do Programa de Pós-graduação em História ... -
Para que não se esqueça : a memória da ditadura brasileira (1964-1985) nos livros didáticos de história do ensino médio
Piccoli, Camila Maria (2018-02-02)O estudo apresenta abordagens sobre Direitos Humanos no ensino de História, a fim de compreender qual a importância da reflexão sobre o Regime Civil Militar Brasileiro nos textos presentes nos principais livros didáticos ... -
Proejando com os saberes : aprendizado significativo com a utilização da pesquisa sócio antropológica no ensino de história
Daros, Dilnei Abel (2016-06-20)A presente dissertação apresenta uma experiência sobre o uso da pesquisa sócio antropológica e o espaço das narrativas no ensino de história em educação de jovens e adultos dentro do Programa Nacional de Integração da ... -
Religiões afro-gaúchas no ensino de história : batuque, umbanda e linha cruzada
Speroni, Aline (2018-07-30)O ensino de temas ligados a cultura africana, por vezes, acaba restringido ao período onde inúmeras pessoas foram escravizadas e trazidas ao Brasil, no entanto, a história da África não começa e nem termina com a escravidão. ... -
Representações culturais das mulheres na China (1892-1934): o ensino de história a partir dos romances A boa terra e Pavilhão de mulheres, de Pearl Buck
Rodrigues, Márcio (2020-09-01)O presente trabalho é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade de Caxias do Sul, na área de concentração ensino de história: fontes e linguagens. Linha ... -
São Francisco de Paula: o ensino de história e a identidade local
Cardoso, Tatiana Mélo (2019-09-13)A presente dissertação aborda o ensino de História em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, tendo como princípio que o ensino de História partindo do local se torna mais significativo aos estudantes da educação básica. ... -
A terra do galo que canta: o festival das Vindimas da Canção Popular de Flores da Cunha, Rio Grande do Sul
Verdi, Taísa (2020-07-09)A pesquisa aborda as Vindimas da Canção Popular de Flores da Cunha, Rio Grande do Sul, que ocorreram de 1975 a 1993 – um festival de músicas autorais e inéditas, circunscrito dentro da época dos festivais regionais e ...