Diferença de custo na aquisição de mercadoria no mercado interno e externo: estudo de caso em um comércio de ferramentas
Visualizar/ Abrir
Data
2020-02-05Autor
Furlanetto, Jéssica Soares
Orientador
Eckert, Alex
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Com a finalidade de oferecer mercadorias de qualidade, diferenciadas e com preços atrativos, as empresas buscam alternativas para atender às necessidades de seus clientes, umas delas, que com o passar do tempo têm se tornado eficaz é a importação. Através da importação é possível adquirir mercadorias, ou produtos de alta qualidade, com preços acessíveis e até inexistentes no mercado nacional. Além disso, a carga tributária nacional é alta e através da importação as empresas encontram oportunidades de desembolsar valores menores em tributos e assim conseguirem uma margem de lucro maior. Mas, para que se mensure o quanto é viável importar tal mercadoria para revenda, é necessário que a empresa que tenha esta prática realize cálculos de custos de aquisição. Neste contexto o presente trabalho tem como objetivo analisar os custos de aquisição de uma das mercadorias comercializados pela empresa em estudo que são adquiridas no mercado interno e externo. A pesquisa se classifica como estudo de caso, descritiva e qualitativa. Com base na pesquisa e no referencial teórico, foi realizado o levantamento de dados, através de notas fiscais de compras. Após o levantamento de dados foi realizada uma análise minuciosa dos mesmos, e apresentados os resultados, que possibilitou identificar o mercado externo como sendo o mais vantajoso para este caso. Os dados obtidos através do levantamento de dados foram de grande importância para o bom desenvolvimento deste trabalho e a obtenção dos objetivos propostos.(sic)