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Hermenêutica e educação : o movimento da compreensão em Gadamer

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Dissertacao Daniel Jose Crocoli.pdf (905.8Kb)
Data
2014-06-03
Autor
Crocoli, Daniel José
Orientador
Nodari, Paulo César
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esse trabalho dissertativo apresenta as contribuições da hermenêutica filosófica de Hans Georg Gadamer (1900-2002) no entendimento do modo como se dá a compreensão e as implicações teóricas para a educação. Como fio condutor da argumentação, assim como reforça Gadamer, a linguagem adquire o sentido de meio de onde parte a compreensão, superando a ideia de linguagem como instrumento. Com base nesses conceitos, a educação se mostra como um fenômeno humano de entrada na linguagem e ao mesmo tempo de mudança na articulação dos elementos constituidores de sentido. Para o movimento da compreensão, assim como para a educação, a abertura para o outro e para a pergunta, como ocorre no diálogo, torna-se o critério de mobilização dos preconceitos e do limite da compreensão. O texto está dividido em quatro capítulos, na primeira parte serão apresentadas algumas bases teóricas da hermenêutica filosófica, bem como uma trajetória conceitual do círculo hermenêutico em Schleiermacher, Dilthey e Heidegger. No segundo capítulo a proposta é mapear os conceitos que dão sustentação à teoria de Gadamer acerca da compreensão. O terceiro capítulo tem como foco a linguagem e pretende dar visibilidade ao seu aspecto fundante como condição de possibilidade da compreensão e da entrada no mundo. Por fim, no quarto capítulo serão retomados os conceitos-chave da hermenêutica filosófica na tentativa de aproximação com a educação.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/541
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

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