A representatividade na comunicação: o papel do negro na publicidade brasileira
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Data
2019-07-15Autor
Michelin Junior, Gilberto
Orientador
Arnt, Carlos Antonio de Andrade
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A presente monografia tem como objetivo abordar aspectos referentes à percepção dos consumidores brasileiros quanto a presença do negro na publicidade do País, analisando as causas e benefícios que isso pode trazer, tanto socialmente, quanto comercialmente. Para isso, foi efetuado o levantamento bibliográfico exploratório e qualitativo que colabora com o tema, junto com a realização de entrevistas semiestruturadas com consumidores brancos, negros e pardos para entender suas percepções a respeito da questão. Buscou-se entender como e se os consumidores percebem a presença do negro na publicidade brasileira, descobrir se as pessoas diferenciam os protagonistas pela cor da pele, investigar a representatividade como gatilho de inclusão social e de vendas e entender porque a publicidade não utiliza tantos negros quanto existem na distribuição étnica do País. A partir dos levantamentos, foi possível se perceber que os consumidores se conectam muito mais com situações e emoções do que com a etnia dos personagens, que a utilização da representatividade social deve ser autêntica, especialmente porque os negros esperam que as marcas respeitem a diversidade de seus consumidores (sic).