A relação do docente com o saber: sentidos atribuídos aos referenciais curriculares e ao ensinar no cotidiano da escola pública
Mostra/ Apri
Data
2020-03-16Autore
Zanette, Carla Roberta Sasset
Orientador
Stecanela, Nilda
Metadata
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No cenário educacional, muitas são as reflexões e debates acerca de referenciais curriculares e seus deslocamentos para os processos de aprendizagem e de ensino no contexto escolar. Diante disso, o objetivo principal da pesquisa consistiu em compreender os sentidos atribuídos pelos docentes aos referenciais curriculares e ao ensinar, na perspectiva da relação do docente com o saber. Os aportes teórico-metodológicos que sustentaram, essencialmente, os percursos desta investigação fundamentaram-se na contribuição da noção da Relação com o Saber, desenvolvida por Charlot (2000, 2001, 2005, 2012, 2013) em diálogo com Freire (1993, 1996, 2005), Nóvoa, (1992, 1995), Sacristán (2013, 2017), Stecanela (2010, 2016, 2018), entre outros. Trata-se de uma metodologia qualitativa ancorada na sociologia do cotidiano, de Pais (2003, 2017). Os interlocutores empíricos foram 109 professores de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental, que atuam em escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. Para a construção dos dados, foram utilizados três procedimentos: instrumento de pesquisa semiestruturado (questionário com questões fechadas e abertas), balanços de saber e Grupo Focal. A partir desses, emergiram narrativas docentes, que foram analisadas e interpretadas sob o viés da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007). Do processo de decifração das narrativas, surgiram seis temáticas: a) Professor e educação: um coração que pulsa; b) Docente e educação: um coração com medo; c) Relação do docente com o ensinar: a paixão de ensinar e de aprender; d) Relação do professor com a formação continuada; e) Relação do docente com os Referenciais Curriculares: das possibilidades aos desafios; e f) Afinando vozes e ressignificando narrativas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os sentidos atribuídos aos referenciais curriculares entrelaçam as relações que o docente estabelece consigo, com o outro e com o mundo. Assim, na perspectiva da relação com o saber, compreendeu-se que os sentidos atribuídos pelos docentes aos referenciais curriculares não podem ser entendidos isoladamente, uma vez que se mesclam às emoções, aos deslocamentos que os mobilizam a ensinar, à formação continuada, ao currículo e às práticas de sala de aula.