Capital intelectual: mensuração e comparação de resultados em diferentes segmentos de mercado
Fecha
2019-12-11Autor
Vidi, Fabiane
Orientador
Pereira, Fernando
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho objetivou identificar os principais métodos de mensuração do capital intelectual, através de uma análise sobre o assunto. Buscou o referencial teórico para fundamentar os métodos escolhidos e posteriormente aplica-los em duas empresas objeto de estudo. Empresa A, que labora no ramo da indústria de esquadrias de Alumínio e Aço, e a Empresa B, que labora no ramo de prestação de serviços em montagem de estruturas, ambas situadas em Nova Bassano ? RS. Os métodos aplicados foram o Navegador Skandia, Diferença entre Valor de Mercado e Valor Contábil e por fim Razão entre Valor de Mercado e Valor Contábil. Com a aplicação desses modelos pesquisados, foi possível encontrar valores monetários em dois deles. Para a empresa A, com o Navegador Skandia chegou-se ao valor de R$ 32.923,30, e com método da Diferença entre Valor de Mercado e Valor Contábil chegou-se a um capital intelectual no valor de R$ 336.393,54. Para a empresa B, com o Navegador Skandia chegou-se ao valor de R$ 17.132,77, e com método da Diferença entre Valor de Mercado e Valor Contábil chegou-se a um capital intelectual no valor de R$ 54.106,70. O terceiro e último método aplicado que foi o Razão entre Valor de Mercado e Valor Contábil, resultou em índices de mensuração do capital intelectual, sendo para a empresa A, um índice de 1,27 e para a empresa B um índice de 1,56. Para consolidar estes resultados da pesquisa buscou-se fazer uma análise comparativa entre os valores encontrados em cada empresa, analisando se a diferença entre eles correspondem com o ramo de laboração de cada uma. Este estudo teve como base a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, para que seja possível obter um conhecimento mais profundo sobre Capital Intelectual, objeto deste estudo.(sic)