A percepção de alunos do programa de mobilidade acadêmica da UCS quanto à experiência intercultural vivenciada durante o intercâmbio
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Data
2019-12-10Autor
Buogo, Eduardo Henrique
Orientador
Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Metadata
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O crescente processo de globalização tem incrementado e intensificado as ações de internacionalização e de mobilidade acadêmica nas universidades do mundo. Essas ações estão intimamente vinculadas a processos interculturais e têm exigido o desenvolvimento de competências específicas dos atores nelas envolvidos, tais como o planejamento e a implementação de estratégias individuais e institucionais para a preparação e adaptação das pessoas que realizam mobilidade acadêmica. Nesse cenário, este trabalho teve como objetivo analisar as experiências interculturais pela ótica de alunos do Programa de Mobilidade Acadêmica (PMAI) da Universidade de Caxias do Sul que realizaram intercâmbio internacional. Foram evidenciados os desafios esperados e vivenciados, os aspectos facilitadores, os ganhos obtidos com o intercâmbio. A partir dos resultados obtidos, foram propostas melhorias para o programa em questão. O estudo foi operacionalizado mediante entrevistas em profundidade com alunos que realizaram intercâmbio acadêmico com duração mínima de seis meses por intermédio do PMAI, nos anos de 2017 e 2018. Os resultados evidenciaram que grande parte dos desafios esperados pelos alunos acabam se concretizando, e que a barreira de idioma, o processo de adaptação cultural e os desafios de ordem pessoal são os fatores prevalentes. Sobre os aspectos facilitadores, destacam-se o auxílio dos programas de mobilidade acadêmica nas universidades de destino e o bom relacionamento com pessoas de outras culturas. No que tange aos ganhos obtidos, os entrevistados relataram maiores ganhos de natureza pessoal e intercultural do que acadêmica. No que tange às sugestões para aperfeiçoamento do PMAI, destacaram-se fatores relacionados ao gerenciamento e disponibilização das informações, auxílio nas questões de adaptação intercultural e necessidade de qualificação dos colaboradores do Programa.(sic)