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Comparativo entre os modais ferroviário e rodoviário para o escoamento de soja para exportação do Mato Grosso até os portos de Santos e Paranaguá
dc.contributor.advisor | Vieira, Guilherme Bergmann Borges | |
dc.contributor.author | Zappaz, Jamile | |
dc.contributor.other | Pletsch, Miguel | |
dc.contributor.other | Gazola, Dina | |
dc.date.accessioned | 2020-03-30T21:44:31Z | |
dc.date.available | 2020-03-30T21:44:31Z | |
dc.date.issued | 2019-12-10 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5690 | |
dc.description | O presente trabalho analisa comparativamente os meios de transporte utilizados no escoamento da soja de exportação do estado do Mato Grosso até os portos de Santos e de Paranaguá. Para tal, foi estudada a produção de soja do Estado e as regiões em que a produção é encontrada em maior escala. Após a análise do ponto de origem, foram identificados os principais portos utilizados no processo de exportação de grãos. Como terceira etapa, foram estudados os principais modais utilizados para escoar a soja dos campos até os portos. Por fim, através de uma análise comparativa entre fretes, transit times, dentre outros aspectos, foram definidas as melhores opções de transporte para que este processo se torne mais eficiente e menos oneroso para os envolvidos, impactando consequentemente no valor final da soja para o comprador. Os resultados indicam que o modal ferroviário é mais eficiente, gerando menores custos ao produtor e podendo transportar maiores volumes de carga graneleira comparativamente com o modal rodoviário.(sic) | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study analyzes comparatively the transport modes used on export soy outflow from the state of Mato Grosso to the ports of Santos and Paranaguá. For this, the soybean production of the State and the regions where production was found on a larger scale were studied. After analyzing the origin point, the main ports used in the soybean export process were identified. As a third step, the main modalities used to transport the soybean from the fields to the ports were studied. Finally, through a comparative analysis between freight, transit times and among other aspects, the best options of transport were defined so that this process becomes more efficient and less expensive for those involved, consequently impacting in the final value of the soybean for the buyer. The results indicate that the railways are more efficient, generating lower costs to the producer and being able to transport larger volumes of bulk cargo compared to the roadways.(sic) | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Exportação | pt_BR |
dc.subject | Soja | pt_BR |
dc.subject | Transporte de mercadorias | pt_BR |
dc.title | Comparativo entre os modais ferroviário e rodoviário para o escoamento de soja para exportação do Mato Grosso até os portos de Santos e Paranaguá | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Comércio Internacional | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2019-12-10 00:00:00 |