Os vinhos da Serra Gaúcha e a influência dos selos de IP e DO sobre a percepção dos consumidores norte americano e brasileiros
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Data
2019-12-10Autor
Massoni, Juliana
Orientador
Lazzari, Fernanda
Metadata
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Nos últimos anos o mercado do vinho brasileiro passou por grandes transformações, e hoje está fortalecido, e apesar dos altos impostos cobrados no setor vem ganhando o mundo. Com o aumento das exportações torna-se relevante verificar dados concretos relacionados às percepções do consumidor de diferentes nacionalidades. Desta forma, o estudo buscou identificar e analisar a influência dos selos de Indicação de Procedência e Dominação de Origem em relação à confiança percebida, antecipação da satisfação, intenção de compra e disposição de preço a pagar. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, de caráter experimental, considerando a nacionalidade de respondentes (norte-americana x brasileira). Com os resultados obtidos através das análises descritivas e de variância verificou-se que não houve significância representativa para os construtos apresentados. No entanto, pode-se perceber que há pouco conhecimento do consumidor sobre as Indicações Geográficas e os selos de IP e DO.(sic)