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dc.contributor.advisorKlein, Simone Fonseca de Andrade
dc.contributor.authorCoratto, Luziane Cláudia
dc.contributor.otherLarentis, Fabiano
dc.contributor.otherMachado, Rosimeri
dc.date.accessioned2020-04-15T17:02:19Z
dc.date.available2020-04-15T17:02:19Z
dc.date.issued2019-12-10
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5868
dc.descriptionA competitividade do mercado internacional exige das empresas a busca contínua por diferenciais e, dentro disso, o marketing de relacionamento desempenha um papel essencial para a fidelização dos clientes. Nessa perspectiva, esta pesquisa acadêmica teve por objetivo analisar as práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação e seus potenciais resultados na Tramontina S.A. Cutelaria. Para tanto, o trabalho empregou uma metodologia de natureza qualitativa em nível exploratório, aplicando-se como técnica de coleta entrevistas com 4 colaboradores que atuam nos setores de exportação, marketing internacional e comercial da empresa. A partir da análise e comparação das respostas obtidas, se pode concluir que os descontos e ofertas diferenciadas são as principais práticas de marketing de relacionamento voltados aos clientes internacionais da Tramontina S.A. Cutelaria. O trabalho expõe algumas propostas de melhorias, não somente no marketing de relacionamento, mas também no marketing de forma geral da referida empresa.(sic)pt_BR
dc.description.abstractThe international market competitiveness requires companies to search continuously for differentials and, within that, relationship marketing plays an essential role for customer loyalty. From this perspective, this academic research aimed to analyze the relationship marketing practices focused on export processes and their potential results at Tramontina S.A. Cutelaria. Therefore, this research employed a qualitative methodology at the exploratory level, applying as data collection technique, interviews with 4 employees who work in the export, international marketing and commercial sectors of the company. From the analysis and comparison of the answers obtained, it can be concluded that discounts and differentiated offers are the main relationship marketing practices aimed at international clients of Tramontina S.A. Cutelaria, and the work exposes some improvement proposals, not only in relationship marketing, but also in the general marketing of the referred company.(sic)pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.titlePráticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelariapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2019-12-10 00:00:00


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