Internacionalização de empresas brasileiras alimentícias e orgânicas: um estudo prévio à inserção da Santo Fruto no mercado externo
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Data
2019-12-10Autor
Sandrin, Ane Caroline
Orientador
Klein, Simone Fonseca de Andrade
Metadata
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A manutenção da qualidade de vida e saúde tem sido a pauta para muitas pessoas em diferentes países e, dentro disso, busca-se adquirir hábitos saudáveis, como alimentar-se usufruindo de alimentos orgânicos. Isto posto, este estudo apresenta uma análise com empresas alimentícias orgânicas, a fim de identificar os principais desafios e incentivos que enfrentam no processo de internacionalização, através de um estudo prévio à inserção internacional da Santo Fruto, empresa do setor alimentício e orgânico, localizada em Bento Gonçalves-RS desde 2010. Para tanto, o embasamento teórico traz as principais estratégias de internacionalização de empresas. A pesquisa utilizou uma abordagem de natureza qualitativa no nível exploratório. Através da aplicação de questionários para o alcance de resultados com perguntas abertas. A pesquisa foi aplicada junto a empresas do setor alimentício orgânico que já exportam e também junto à empresa-foco desta investigação, visando uma análise da atual situação da mesma, com vistas à inserção no mercado externo. Esse presente trabalho contribui com informações sobre internacionalização de empresas e também com o conhecimento sobre os alimentos orgânicos, refletindo quanto à necessidade de novos padrões de consumo mais saudáveis e mais sustentáveis.(sic)