Listar Mestrado Acadêmico em Educação por autor "Ramos, Flávia Brocchetto"
Mostrando ítems 21-37 de 37
-
Jovens e ensino médio : aspectos históricos e culturais da relação pedagógica
Dornelles, Phelipe Rodrigues Marocco (2015-10-26)Esta dissertação de mestrado situa-se no contexto da atual crise do Ensino Médio, a qual acontece num contexto influenciado por fatores extra e intra-escolares, demonstrando uma inadequação da instituição escolar às ... -
Leitura de histórias em quadrinhos do PNBE 2012 : a Turma do pererê
Buffon, Eliana Cristina (2015-04-13)Este estudo apresenta uma reflexão sobre a linguagem na modalidade narrativa denominada história em quadrinhos, a partir do estudo do livro A Turma do Pererê: 365 dias na Mata do Fundão, de Ziraldo. O referido título foi ... -
Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010
Oliveira, Lucila Guedes de (2014-05-29)Como os estudantes de 5° ano significam narrativas visuais e verbo-visuais do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE/2010), frente às potencialidades das linguagens presentes nas obras literárias selecionadas? Essa ... -
Leitura literária da narrativa visual na educação infantil
Lorenzet, Fabiana Lazzari (2016-11-21)Com a meta de contribuir para os processos de letramento de crianças de 4 anos, esta dissertação investiga peculiaridades acerca do modo como crianças dessa idade leem narrativas visuais presentes em acervos destinados à ... -
Letramento literário : leitura de contos populares na educação
Bortoli, Janaina Pieruccini de (2015-09-30)A presente dissertação de mestrado parte de dois estudos anteriores realizados pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). As pesquisas investigavam a relação entre os processos mediadores de leitura do texto literário ... -
Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental
Negri, Andreia Silva de (2015-02-05)Esta dissertação analisa, a partir de pesquisa experimental, como é possível promover o letramento a partir leitura mediada de poesia, em uma classe de primeiro ano do Ensino Fundamental. O problema posto justifica-se pela ... -
Letramentos em diálogo com o acervo do pacto nacional pela alfabetização na idade certa : uma ampliação da experiência com linguagem
Cella, Sirley Morello (2016-11-22)O desafio da prática alfabetizadora na perspectiva dos letramentos visual e literário originou este trabalho. A discussão tem por objetivo central identificar os princípios subjacentes às sequências didáticas, propostas ... -
Literatura e estratégias de leitura no Ensino Médio : análise de proposta para a formação de leitores autônomos
Alves, Karina Feltes (2016-11-22)O objetivo desta pesquisa é investigar a aplicação de sequência de leitura, de maneira a identificar possíveis avanços no processo de formação leitora do aluno de Ensino Médio, considerando o uso autônomo e eficaz de ... -
Livro de poesia no Ensino Médio : possibilidade de interação
Dalenogare, Rosana Andres (2018-02-23)Esta investigação objetiva analisar possibilidades de interação entre a poesia e os prováveis destinatários - estudantes matriculados no Ensino Médio -, a partir do estudo da antologia Poesia faz pensar, pertencente ao ... -
Mediação de leitura literária : o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)
Kich, Morgana (2015-10-01)A presente dissertação de mestrado está vinculada à linha de pesquisa Educação, Epistemologia e Linguagem do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O estudo discute práticas de mediação ... -
A mediação docente como estratégia para o aprimoramento da competência leitora
Gutierres, Athany (2014-06-03)Este estudo constituiu-se em uma alternativa às formas com as quais a literatura, na maioria das instituições escolares, vem sendo ensinada. O cunho historicista ao qual a disciplina se vinculou tem agregado poucos resultados ... -
Narrativas literárias no livro didático : Apoema 6º e 7º ano
Ebbing, Eliana (2024-02-17)O ato de narrar acompanha o ser humano desde a antiguidade e, pelo papel que a narração desempenha na vida das pessoas, a narrativa literária foi eleita como o objeto de estudo desta pesquisa, a qual integra o grupo de ... -
O papel mediador de paratextos na leitura literária de estudantes do quarto ano no ensino fundamental
Furtado, Maria Isabel Silveira (2020-03-16)Esta dissertação tem como objetivo investigar, a partir do modo como estudantes interagem com exemplares selecionados pelo PNBE 2014, o papel dos paratextos dessas obras literárias na escolha/na leitura de um título pelas ... -
Práticas e ambiências de leitura : reflexões a partir de escola de educação infantil em Nova Prata
Marchesini, Patricia (2022-02-11)Para as crianças experienciarem a leitura ainda bem pequenininhas, os responsáveis pela educação escolar precisam estar cientes de que a leitura é de suma importância para o indivíduo, tanto no âmbito social quanto individual. ... -
Processos de alfabetização em livros didáticos de 1º e 2º anos do ensino fundamental - PNLD 2019
Zanolla, Taciana (2020-01-27)Esta dissertação insere-se no contexto de questionamento sobre práticas escolares no sistema educacional brasileiro, cujos resultados, considerados insatisfatórios, se verificam nas salas de aula e em avaliações de larga ... -
Os saberes das crianças de quatro a cinco anos na prática pedagógica docente (Bento Gonçalves/RS)
Silveira, Ana Paula (2018-03-29)Esta dissertação tem como tema “Os saberes das crianças de quatro a cinco anos na prática pedagógica docente”. O objetivo geral foi analisar os modos como os saberes das crianças de quatro a cinco anos são contextualizados ... -
O site educativo learnenglish kids como recurso pedagógico nos processos de ensino aprendizagem de língua inglesa
Santos, Marina Belló dos (2019-11-11)A presente pesquisa tem como objetivo analisar, a partir dos pensamentos de Vygtsky, um site educativo direcionado ao ensino da língua inglesa e se este recurso pode ser considerado um mediador dos processos de ensino ...