Navegação Mestrado Acadêmico em Educação por autor "Reategui, Eliseo Berni"
Itens para a visualização no momento 1-5 of 5
-
Aprendizagem de programação mediada por uma linguagem visual: possibilidade de desenvolvimento do pensamento computacional
Poloni, Leonardo (2018-05-17)O presente trabalho buscou identificar e analisar as formas de mediação possibilitadas pelo Scratch no processo de ensino aprendizagem de programação no Ensino Médio. Para isso, tomou como pergunta norteadora: como o Scratch ... -
A linguagem em blog educativo e o processo de aprendizagem
Boeira, Adriana Ferreira (2015-09-30)Esta dissertação tem como objetivo principal analisar a relação entre a linguagem, através dos enunciados registrados por estudantes e o professor em blog educativo, e o processo de aprendizagem. Utiliza-se a metáfora ... -
Pensamento computacional e formação de professores: uma análise a partir da plataforma Code.org
Pasqual Júnior, Paulo Antonio (2018-10-26)O pensamento computacional tem sido discutido na literatura como uma nova competência para o cidadão do século XXI. Nesse caminho, a inclusão da Ciência da Computação e de linguagens de programação nas escolas têm acontecido ... -
Serious games e o desenvolvimento do pensamento computacional: uma abordagem vigotskiana
Severgnini, Luís Filipe (2020-06-24)O pensamento computacional emerge no atual contexto sócio-histórico cibercultural como uma forma de pensamento que oferece boas perspectivas, tanto no âmbito da programação quanto no de outras áreas de conhecimento. Ao ... -
O site educativo learnenglish kids como recurso pedagógico nos processos de ensino aprendizagem de língua inglesa
Santos, Marina Belló dos (2019-11-11)A presente pesquisa tem como objetivo analisar, a partir dos pensamentos de Vygtsky, um site educativo direcionado ao ensino da língua inglesa e se este recurso pode ser considerado um mediador dos processos de ensino ...