Navegação Mestrado Acadêmico em Educação por assunto "Reading"
Itens para a visualização no momento 1-13 of 13
-
Alfabetização e letramento mediados pela literatura infantil, no 1º ano do ensino fundamental
(2016-09-12)Orientações do PNAIC indicam a necessidade de implementar, já no ciclo de alfabetização, o processo de alfabetizar letrando, a fim de promover o sucesso dos alunos. Desse modo, esta dissertação analisa os processos de ... -
A construção da leitura mediada por jogos pedagógicos em classe multisseriada
(2019-03-06)Este estudo buscou compreender as possíveis contribuições dos jogos pedagógicos para a construção da leitura no processo de alfabetização. O lúdico, no ato de brincar, além de ser importante e facilitador no processo de ... -
Educação pelo poético : a poesia na formação da criança
(2014-05-30)Educar pelo poético é uma maneira de instigar a criança a se perceber como ser de possibilidades, inserido num contexto social e aberto ao aprendizado, à criação, ao devaneio, à arte. É a especificidade do texto literário ... -
Fotocartografias de uma educação para todos no ensino médio
(2019-04-23)Que tentativas para pensar uma educação para todos podemos operar com uma escola de ensino médio a partir da realização de uma cartografi a? Provocados por tal pergunta elaboramos uma dissertação de mestrado mediante a ... -
Leitura de histórias em quadrinhos do PNBE 2012 : a Turma do pererê
(2015-04-13)Este estudo apresenta uma reflexão sobre a linguagem na modalidade narrativa denominada história em quadrinhos, a partir do estudo do livro A Turma do Pererê: 365 dias na Mata do Fundão, de Ziraldo. O referido título foi ... -
Leitura literária da narrativa visual na educação infantil
(2016-11-21)Com a meta de contribuir para os processos de letramento de crianças de 4 anos, esta dissertação investiga peculiaridades acerca do modo como crianças dessa idade leem narrativas visuais presentes em acervos destinados à ... -
A leitura na formação do universitário e suas intervenções nos processos educativos: formas de interação com o meio
(2014-06-04)A presente dissertação, que está vinculada à linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEd/UCS, investiga a leitura literária enquanto prática social inserida naturalmente ... -
Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental
(2015-02-05)Esta dissertação analisa, a partir de pesquisa experimental, como é possível promover o letramento a partir leitura mediada de poesia, em uma classe de primeiro ano do Ensino Fundamental. O problema posto justifica-se pela ... -
Letramentos em diálogo com o acervo do pacto nacional pela alfabetização na idade certa : uma ampliação da experiência com linguagem
(2016-11-22)O desafio da prática alfabetizadora na perspectiva dos letramentos visual e literário originou este trabalho. A discussão tem por objetivo central identificar os princípios subjacentes às sequências didáticas, propostas ... -
A mediação docente como estratégia para o aprimoramento da competência leitora
(2014-06-03)Este estudo constituiu-se em uma alternativa às formas com as quais a literatura, na maioria das instituições escolares, vem sendo ensinada. O cunho historicista ao qual a disciplina se vinculou tem agregado poucos resultados ... -
O papel mediador de paratextos na leitura literária de estudantes do quarto ano no ensino fundamental
(2020-03-16)Esta dissertação tem como objetivo investigar, a partir do modo como estudantes interagem com exemplares selecionados pelo PNBE 2014, o papel dos paratextos dessas obras literárias na escolha/na leitura de um título pelas ... -
Práticas de leitura no livro eletrônico
(2016-12-23)Estudos focados às práticas de leitura remontam ao fato de que diferentes suportes de leitura proporcionam diferentes práticas. A presente dissertação constitui-se em uma pesquisa bibliográfica, possuindo como procedimento ... -
Práticas e ambiências de leitura : reflexões a partir de escola de educação infantil em Nova Prata
(2022-02-11)Para as crianças experienciarem a leitura ainda bem pequenininhas, os responsáveis pela educação escolar precisam estar cientes de que a leitura é de suma importância para o indivíduo, tanto no âmbito social quanto individual. ...