Mestrado Acadêmico em Educação: Envíos recientes
Mostrando ítems 201-220 de 314
-
Tecnologias móveis na escola : movimentos da gestão escolar
(2016-01-29)Esta dissertação tem como objetivo compreender os movimentos da gestão escolar no processo de inserção das tecnologias móveis na escola com base na Teoria dos Possíveis de Jean Piaget (1985, 1986, 1987). A cartografia, ... -
Do direito à educação ao direito à aprendizagem : um estudo sobre culturas de intervenção pedagógica (Caxias do Sul - 1988-2013)
(2016-01-27)Esta dissertação tem por objetivo geral considerar quais as concepções de direito à educação e de direito à aprendizagem perpassam as narrativas e as práticas dos professores da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul, ... -
A atuação pedagógica do professor-arquiteto no contexto da cultura digital
(2016-01-27)Esta dissertação tem como objetivo investigar o perfil do professor-arquiteto após a inserção da tecnologia digital no processo projetual das disciplinas de projeto arquitetônico, analisar a influência da tecnologia digital ... -
Robótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivos
(2016-01-27)Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como se manifestam os processos sociocognitivos quando os sujeitos são provocados a desenvolver atividades em oficinas de Robótica Educativa, articulada aos pressupostos ... -
(Trans)formação de professores em acoplamento com as tecnologias digitais
(2016-01-27)Nesta dissertação apresentamos uma narrativa da investigação construída com o objetivo de compreender e explicar as transformações que aconteceram – e que podem continuar acontecendo – com professores que participaram de ... -
Faculdade de filosofia de Caxias do Sul : memórias, representações e narrativas (1960-1967)
(2015-12-15)Esta dissertação foi desenvolvida na Linha de História e Filosofia da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, da Universidade de Caxias do Sul. A Faculdade de Filosofia de Caxias do Sul, ... -
A pergunta como recurso epistemológico e pedagógico no processo de ensino e aprendizagem
(2015-11-18)Esta dissertação analisa a utilização da pergunta como recurso epistemológico e pedagógico no processo da aprendizagem. O ponto de partida é o estado preocupante da educação no Brasil. O objetivo é o de, mediante observações ... -
História do Colégio do Carmo de Caxias do Sul/RS : práticas pedagógicas e rotinas escolares (1908-1933)
(2015-11-12)O estudo teve como propósito narrar o processo histórico do Colégio do Carmo, localizado em Caxias do Sul, abrangendo o período de 1908 a 1933, especialmente, no que se refere às práticas pedagógicas e rotinas escolares ... -
Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita
(2015-11-04)O presente estudo objetiva refletir sobre a configuração da relação enunciativa eu-tu e sua contribuição para a organização das informações provenientes dos outros sentidos, que não a visão, no processo de formação de ... -
Jovens e ensino médio : aspectos históricos e culturais da relação pedagógica
(2015-10-26)Esta dissertação de mestrado situa-se no contexto da atual crise do Ensino Médio, a qual acontece num contexto influenciado por fatores extra e intra-escolares, demonstrando uma inadequação da instituição escolar às ... -
Mediação de leitura literária : o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)
(2015-10-01)A presente dissertação de mestrado está vinculada à linha de pesquisa Educação, Epistemologia e Linguagem do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O estudo discute práticas de mediação ... -
Letramento literário : leitura de contos populares na educação
(2015-09-30)A presente dissertação de mestrado parte de dois estudos anteriores realizados pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). As pesquisas investigavam a relação entre os processos mediadores de leitura do texto literário ... -
Docente universitário do curso de enfermagem : uma reflexão sobre as práticas pedagógicas
(2015-09-30)A presente dissertação, cuja linha de pesquisa tem como tema educação, epistemologia e linguagem, propôs as práticas pedagógicas na prática dos docentes universitários do curso de Enfermagem. O problema de pesquisa objetivou ... -
A linguagem em blog educativo e o processo de aprendizagem
(2015-09-30)Esta dissertação tem como objetivo principal analisar a relação entre a linguagem, através dos enunciados registrados por estudantes e o professor em blog educativo, e o processo de aprendizagem. Utiliza-se a metáfora ... -
Aprendizagem na organização empresarial : a formação do empregado como cidadão
(2015-09-29)Esta dissertação mostra como a organização empresarial pode oferecer educação e aprendizagem para alcançar os objetivos da própria organização e, ao mesmo tempo, os objetivos da formação do empregado como cidadão. Inicia ... -
Subsídios norteadores para uma prática educacional da consciência corporal e postural de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
(2015-09-09)A presente dissertação tem como objetivo principal apresentar aos professores subsídios para uma prática educacional, enfocando o cuidado com a postura corporal de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, baseada ... -
Interfaces da docência a partir do articulador pedagógico na educação de jovens e adultos - EJA (Caxias do Sul - 1998/2012)
(2015-08-26)Inserido na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEDU/UCS), a presente dissertação tem como objeto de estudo “Interfaces da docência ... -
O brincar na educação infantil : a influência das tecnologias digitais móveis no contexto da brincadeira
(2015-08-26)A pesquisa que deu origem a esta dissertação surge das inquietações da pesquisadora, em sua atuação como professora de Educação Infantil, e tem como objetivo central analisar o brincar em contextos permeados pelos dispositivos ... -
Memórias de professores e alunos no contexto escolar de Canela, RS (1930-1960)
(2015-08-03)Este estudo teve o propósito de narrar as memórias de professores e alunos no contexto de Canela no período de 1930-1960. Pensando nas culturas escolares da localidade, busca-se construir uma narrativa pautada nos pressupostos ... -
Prática pegagógica e dificuldades de aprendizagem : processos de inclusão e exclusão na perspectiva dos professores
(2015-07-27)A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório sobre os discursos dos professores acerca de sua prática pedagógica em face de estudantes com dificuldades de aprendizagem no contexto da educação ...