Mestrado Acadêmico em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 221-240 of 314
-
As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola
(2015-06-22)O presente estudo tem como objetivo identificar as concepções de língua, de linguagem e de ensino de língua, subjacentes às questões de prova aplicadas aos alunos das terceiras séries do Ensino Médio das escolas públicas ... -
A linguagem na definição : transposição didática de conceitos para a formação de auditores internos de gestão da qualidade
(2015-06-11)Esta pesquisa propõe-se a investigar como a linguagem pode ser usada na transposição didática dos conceitos de sistema de gestão, auditoria, evidência, requisito, conformidade, não conformidade, ação corretiva/preventiva ... -
Escolas étnicas dos imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul, (1875-1939)
(2015-04-13)Este estudo buscou pesquisar como foi estruturado o processo de escolarização das escolas étnicas polonesas no Rio Grande do Sul. Tais escolas faziam parte de um sistema de ensino étnico que esteve relacionado com o processo ... -
Educação e paz em Kant
(2015-04-13)A presente dissertação, intitulada Educação e Paz em Kant, fruto de uma pesquisa de mestrado, do Programa de Pós - Graduação em Educação, da Universidade de Caxias do Sul, tem por objetivo abordar o tema educação e paz a ... -
Linguagem e educação nos processos interativos de ensino e de aprendizagem no uso de tecnologias digitais
(2015-04-13)Duas situações convidam o professor a inovar suas aulas com o uso de tecnologias digitais: por Aluno (PROUCA) do Governo Federal –, em outras escolas, há a presença de laboratórios de informática – incentivo dos Governos ... -
Leitura de histórias em quadrinhos do PNBE 2012 : a Turma do pererê
(2015-04-13)Este estudo apresenta uma reflexão sobre a linguagem na modalidade narrativa denominada história em quadrinhos, a partir do estudo do livro A Turma do Pererê: 365 dias na Mata do Fundão, de Ziraldo. O referido título foi ... -
Educação estética pela mediação de leitura de imagens de obra de arte
(2015-04-13)A prática de leitura de imagens de arte, em algumas instituições de ensino, tem se limitado à informação dos aspectos técnicos e das intencionalidades do artista ditas exclusivamente pelos professores, pouco ou nenhum ... -
Concepções de gramática e de ciência no ensino de língua
(2015-04-13)Esta dissertação tem como objetivo principal investigar concepções de gramática normativa, descritiva e internalizada, descrevendo-as, buscando aproximações com concepções de ciência e verificando se apresentam contribuições ... -
O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação
(2015-02-05)O tema central desta pesquisa é o ensino e a aprendizagem do cuidado de enfermagem. O objetivo foi conhecer as representações e as práticas predominantes no processo atual de ensino e aprendizagem do cuidado, na percepção ... -
Práticas discursivas e subjetivação : constituindo professores + alfabetizadores
(2015-02-05)O presente estudo objetiva analisar a relação entre práticas discursivas e subjetivação de professores, a partir do Projeto Piloto + Alfabetização, da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. O estudo utiliza as categorias ... -
Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental
(2015-02-05)Esta dissertação analisa, a partir de pesquisa experimental, como é possível promover o letramento a partir leitura mediada de poesia, em uma classe de primeiro ano do Ensino Fundamental. O problema posto justifica-se pela ... -
Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS (1956-1972) : processo identitário e cultura escolar compondo uma história
(2015-02-05)A presente dissertação buscou investigar o processo histórico do Colégio Sagrado Coração de Jesus, localizado em Bento Gonçalves – RS. A instituição educativa pesquisada faz parte do Instituto das Apóstolas do Sagrado ... -
O princípio educativo do trabalho e as contribuições da escola SENAI Nilo Peçanha na educação profissional de jovens de Caxias do Sul (2000-2012)
(2014-12-05)Esta produção apresenta a construção de uma pesquisa sobre a história da EEP SENAI Nilo Peçanha que, em seu contexto, sonda os elementos vinculados ao princípio educativo do trabalho. Esta pesquisa teve por base diversas ... -
Educação para a diversidade : acervos complementares do PNLD/2010
(2014-07-14)Esta dissertação analisa a representação de identidades culturais em obras da área de Ciências Humanas do conjunto 1 dos acervos complementares PNLD 2010, destinados aos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, e a ... -
A biblioteca universitária na formação acadêmica : história da Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul e sua relação com a aprendizagem e o sucesso acadêmico
(2014-06-13)As bibliotecas são espaços de preservação do patrimônio intelectual, literário, artístico e científico das sociedades e apresentam uma relação indissociável com as universidades. Através das bibliotecas, acessa-se o ... -
Shopenhauer e a educação
(2014-06-09)Esta dissertação traz o resultado de uma investigação sobre a ideia de educação presente na obra de Arthur Schopenhauer. O Homem é educado, natural ou artificialmente, em todos os momentos de sua vida. A educação natural, ... -
O laptop educacional na sala de aula : movimentos de letramento digital nas práticas de leitura e escrita de estudantes do ensino fundamental
(2014-06-09)Esta dissertação tem como objetivo principal investigar como os movimentos de letramento digital ocorrem nas práticas de leitura e escrita no contexto da inserção dos laptops em uma escola de ensino fundamental. O estudo ... -
Uma proposta pedagógica para o uso da lousa digital tendo como base a teoria sociointeracionista
(2014-06-09)Este trabalho teve como objetivo principal, nortear uma proposta de uso pedagógico da lousa digital partindo de um estudo de caso realizado em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de ensino. Em termos ... -
A escrita como técnica de si : formação de professores e os modos de subjetivação
(2014-06-09)Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul/RS – Mestrado em Educação, na linha de Pesquisa de História e Filosofia da Educação. Ela teve como objetivo ... -
A avaliação como dispositivo de subjetivação
(2014-06-09)A presente dissertação ancora-se na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação do Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul e problematiza os processos de avaliação escolar em uma perspectiva genealógica. ...