Mestrado Acadêmico em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 301-320 of 339
-
A constituição do sujeito na formação científica do profissional fisioterapeuta
(2014-06-02)Os processos de formação científica do profissional Fisioterapeuta envolvem além do conhecimento científico, compreendido nos currículos, práticas profissionais que, juntamente com as configurações dos serviços, marcam a ... -
Narrativas da formação acadêmica : quando as alunas são professoras
(2014-06-02)Esta dissertação tem como objeto de pesquisa representações da formação acadêmica de um grupo de professoras. Está vinculada à linha de pesquisa em História e Filosofia da Educação e examina memoriais descritivos que ... -
Práticas discursivas e modos de subjetivação no ensino médio particular
(2014-06-02)Este trabalho realiza a análise de práticas discursivas e modos de subjetivação no ensino médio particular, problematizando as finalidades desta etapa educacional. Os estudos de nível médio no Brasil têm sua constituição ... -
Investigando Jean Piaget : a epistemologia genética e o apriorismo
(2014-06-02)O presente estudo constitui-se na Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul, pertencente à linha de pesquisa Educação, Epistemologia e Linguagem, e ancora-se nos ... -
Ética e corpo na formação docente em educação física
(2014-06-02)A ética, enquanto reflexão filosófica sobre os valores que o ser humano adota e sobre o sentido das ações que pratica, é essencial na formação de professores de Educação Física, especialmente por desenvolverem uma prática ... -
Avaliação externa de rendimento escolar : um instrumento para a gestão pedagógica
(2014-06-02)O presente estudo parte do entendimento de que a avaliação externa é um instrumento da gestão escolar que implica não só a conscientização dos envolvidos acerca dos resultados mas também a forma como a gestão escolar conduz ... -
Pressupostos da prática educativa na Diocese de Caxias do Sul : 1934 a 1952
(2014-06-02)O estudo procura fazer uma análise dos pressupostos que fundamentam o Projeto de Restauração Católica na Diocese de Caxias do Sul, no período de 1934 a 1952. Os dados sobre as linhas norteadoras e os princípios cristãos e ... -
Educação e autonomia : uma reflexão a partir da filosofia prática de Immanuel Kant
(2014-06-02)O objetivo desta dissertação é explicitar o papel que a ação educativa pode desempenhar para que os educandos efetuem a transição da heteronomia para a autonomia, à luz da filosofia de Immanuel Kant. O problema de pesquisa ... -
Sobre a possibilidade de constituição de uma pedagogia do problema
(2014-05-30)O objetivo desta investigação é determinar a possibilidade de constituição de um discurso teórico que fundamente epistemologicamente a prática educativa baseada na atividade problematizante, respondendo ao seguinte problema ... -
Ações de aprendizagem empregadas pelo nativo digital para interagir em redes hipermidiáticas tendo o inglês como língua franca
(2014-05-30)Esta investigação teve como objetivo principal identificar as ações de aprendizagem utilizadas por jovens nativos digitais em sua interação com redes hipermidiáticas, em especial jogos computacionais disponíveis na Internet, ... -
A linguagem conceitual geográfica : uma dimensão da prática docente no ensino fundamental
(2014-05-30)O presente trabalho consiste, primeiramente, de uma pesquisa teórica que almejou fundamentar aquilo que lhe seguiu: uma pesquisa-ação, efetivada e apresentada aqui, na área do ensino de Geografia para os primeiros anos do ... -
Rede municipal de educação de São Luís/MA : proposta de formação continuada e participação docente (2002-2007)
(2014-05-30)A presente pesquisa pautou-se no estudo sobre a participação docente nas discussões das políticas educacionais e objetivou analisar a participação dos professores da rede municipal de educação de São Luís/MA na elaboração ... -
Educação pelo poético : a poesia na formação da criança
(2014-05-30)Educar pelo poético é uma maneira de instigar a criança a se perceber como ser de possibilidades, inserido num contexto social e aberto ao aprendizado, à criação, ao devaneio, à arte. É a especificidade do texto literário ... -
O processo escolar no município de Tunápolis, SC, 1954-1974 : escola pública com características de escola comunitária?
(2014-05-30)Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, teve como temática o estudo histórico e o desenvolvimento do processo escolar de descendentes de imigrantes alemães, estabelecidos na Vila ... -
Dimensão relacional da aprendizagem : construções teóricas na interface educação e psicologia
(2014-05-30)O trabalho busca desenvolver considerações teóricas acerca das dimensões relacionais da aprendizagem, através de uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza dialética, adotando estratégia comparativa de quadros ... -
Educação e linguagem : a descrição semântico-argumentativa e a compreensão leitora de enunciados de exercícios
(2014-05-30)Esta dissertação é fruto de uma pesquisa em que busquei verificar de que forma a descrição da argumentação interna de verbos que encabeçam enunciados de atividades didáticas pode contribuir para o desenvolvimento da ... -
A organização da situação enunciativa de ensino como recurso pedagógico para a formação de conceitos científicos
(2014-05-30)Este estudo está vinculado à linha de pesquisa “Educação, linguagens e tecnologia” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Caxias do Sul. O estudo tem como bases teóricas os estudos de: ... -
A educação do corpo nas escolas municipais de Caxias do Sul, RS : (1937 a 1945)
(2014-05-30)O estudo tem como propósito pesquisar sobre a Educação do Corpo nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul, durante os anos de 1937 a 1945. A pesquisa foi realizada a partir de fontes bibliográficas, documentais, ... -
Narrativas visuais do Brasil oitocentista : um estudo sobre apropriação de imagens no cotidiano escolar
(2014-05-30)Essa pesquisa se inscreve no campo da Educação e trata sobre a apropriação de imagens no cotidiano escolar ancorada nos pressupostos teóricos da História Cultural. As construções teóricas de Roger Chartier relacionadas ... -
História do Colégio São Carlos de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (1936-1971)
(2014-05-30)O presente trabalho teve como propósito pesquisar, analisar e compreender o processo histórico do Colégio São Carlos, criado pela Congregação das Irmãs de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, em 1936, em Caxias do Sul. ...
