A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul
Fecha
2019-12-08Autor
Benelli, Laura Luiza Marzzaro
Orientador
Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O avanço da tecnologia e o poder exercido pela internet acarretaram mudança nos hábitos de vida e de consumo dos clientes, que fizeram com que as empresas tenham um novo olhar sobre o ambiente on-line, passando a vê-lo como canal de comunicação de extrema relevância para seus planos de marketing. O marketing digital surge como uma nova abordagem em relação ao marketing tradicional, com novas ferramentas e novas maneiras de atrair o consumidor atual. Assim, o presente trabalho busca verificar se existe relação entre a utilização de estratégias de marketing digital e o bom desempenho das organizações. Foram levantados dados sobre a história e a evolução da internet, a conceituação do marketing e do marketing digital, bem como de suas ferramentas estratégicas. O estudo se caracteriza por ser do tipo descritivo, com abordagem quantitativa e foi utilizado o método survey com o auxílio de questionário com escalas validadas para a coleta de dados de 162 empresas respondentes da cidade de Caxias do Sul. Os resultados indicam que a aplicação do marketing digital como estratégia de negócio tem contribuído de maneira significativa e impacta diretamente no desempenho das organizações (sic).