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dc.contributor.advisorFerreira, Luciane Todeschini
dc.contributor.authorSilva, Gabriel Godoi da
dc.contributor.otherSantos, Márcia Matia Cappellano dos
dc.contributor.otherMoreira, Marcina Amália Nunes
dc.contributor.otherMecca, Marlei Salete
dc.date.accessioned2020-06-17T13:33:13Z
dc.date.available2020-06-17T13:33:13Z
dc.date.issued2020-06-17
dc.date.submitted2020-03-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6185
dc.descriptionO presente trabalho tem como objeto de estudo uma rede mundial de viajantes, intitulada Couchsurfing, ao qual se propõe realizar uma releitura de sua voz institucional à luz de proposições teóricas de hospitalidade/acolhimento. Esse projeto surgiu em 2003 por iniciativa do professor Casey Fenton e atualmente conta com 12 milhões de membros, espalhados por 200 mil cidades (COUCHSURFING, 2017). Para tanto, esta pesquisa caracteriza-se como predominantemente qualitativa, com abordagem hermenêutica. O campo pesquisado é definido como “voz institucional” que engloba missão da rede, seus valores e seus usuários embaixadores no Brasil. Como técnica de coleta, optou-se pela aplicação de entrevista, via questionário encaminhado pelo Google Forms, ao grupo de 10 membros embaixadores, do qual obteve-se resposta de oito deles. Na compreensão interpretativa proposta, fazem-se alinhamentos a perspectivas enunciativas bakhtinianas, em que o contexto enunciativo/discursivo tem valor (a posição dos falantes no discurso, as formas de dizer). De acordo com a voz dos sujeitos entrevistados, o Couchsurfing “é uma rede de relações”, ou “Couchsurfing é uma ferramenta agradável por proporcionar ao viajante conhecer as cores e sabores de diversas culturas”. Nos termos empregados para definir Couchsurfing, pode-se observar a existência dos que se voltam para uma ideia de compartilhamento de relação (rede, abertura, troca e descoberta), assim como os que apresentam um caráter mais utilitário (ferramenta, forma de hospedagem, instrumento). O discurso dos embaixadores permite identificar rupturas e discordâncias entre as proposições dos conceitos apresentados no site do CS, quando apresentam suas motivações que tendem mais para objetivos pessoais e não para as motivações globais que são defendidas no discurso online. Outro ponto se refere à motivação dos demais usuários, visto que os embaixadores indicam uma crescente demanda de pessoas querendo economizar e que veem a rede somente como forma de obter hospedagem gratuita. Reúnem-se, nesse sentido, indícios do surgimento de uma possível nova demanda e de conflitos entre o discurso institucionalizado da rede e o discurso de seus usuários embaixadores.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper has as object of study a worldwide network of travelers, entitled Couchsurfing, to which it is proposed to reinterpret its institutional voice with theoretical propositions of hospitality / welcoming. This project appeared in 2003 as an initiative of Professor Casey Fenton and currently has 12 million members, spread over 200 thousand cities (COUCHSURFING, 2017). Therefore, this research is characterized as predominantly qualitative, with a hermeneutic approach. The researched field is defined as an “institutional voice” that includes the network's mission, its values and its ambassador users in Brazil. As data collection method, it is chosen to apply an interview, via questionnaire sent by Google Forms, to the group of 10 ambassador members, from which eight of them answered. The proposed interpretative understanding is aligned to Bakhtinian enunciative perspectives where the enunciative / discursive context has value (the position of the speakers in the speech, the ways of saying). According to the voice of the interviewed subjects, Couchsurfing “is a network of relationships”, or “a pleasant tool providing the traveler to know the colors and flavors of different cultures”. In the terms used to define Couchsurfing, it can be observed the existence of terms that focus on an idea of relationship sharing (network, opening, exchange and discovery), as well those that have a more utilitarian character (tool, form of hosting, instrument). The ambassadors' speech makes it possible to identify ruptures and disagreements between the propositions of the concepts presented on the CS website, when they present their motivations that tend more towards personal goals and not to the global motivations that are defended in the online speech. Another point refers to the motivation of the other users, since the ambassadors indicate a growing demand of people wanting to save money, who see the network only as a way to obtain free hosting. In this sense, come together evidences of the emergence of a possible new demand and of conflicts between the institutionalized discourse of the network and the discourse of its ambassador users.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectHospitalidadept_BR
dc.subjectEmbaixadorespt_BR
dc.subjectTourismen
dc.subjectHospitalityen
dc.titleUm sofá por vez: aproximações entre a voz institucional da rede couchsurfing e concepções teóricas de hospitalidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6238009393121609pt_BR
mtd2-br.author.lattesSILVA, G. G.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidadept_BR


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