Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCatelli, Francisco
dc.contributor.authorBergozza, Paula
dc.contributor.otherMorés, Andréia
dc.contributor.otherGaliazzi, Maria do Carmo
dc.date.accessioned2020-07-07T16:21:30Z
dc.date.available2020-07-07T16:21:30Z
dc.date.issued2020-07-07
dc.date.submitted2020-03-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6241
dc.descriptionA pesquisa de mestrado tem como objetivo analisar a importância da componente curricular, estágios do curso de Licenciatura em Química da Universidade de Caxias do Sul (UCS) para formação e atuação docente. Por meio de pesquisas sobre este tema, objetiva- se compreender a relevância das componentes curriculares estágios I, II, III e IV dentro do curso de Química e as suas influências para atuações futuras de professores nas redes de ensino, bem como investigar se acontece a relação entre teoria e prática além de analisar as ementas das disciplinas juntamente com as legislações que dizem respeito aos cursos de licenciatura. Para dar suporte aos objetivos da pesquisa e escrita, ancora-se a pesquisa em referenciais teóricos, como: Pimenta (2002) e (2011), Cunha (2011), Maldaner (2000) e Chevallard (2005). A metodologia é de cunho qualitativo, estruturada juntamente com entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro professoras formadas pela UCS, docente dos estágios e coordenadora do curso, objetivando o emergir de categorias com o método da análise textual discursiva dos autores Moraes e Galiazzi (2007). Pretende-se compreender se o curso auxilia na construção profissional, necessária para atuação nas escolas de rede pública na região da Serra Gaúcha. Na revisão bibliográfica, de trinta e dois trabalhos, observaram-se apontamentos em relação à necessidade de melhorias na formação inicial de professores, assim surge o estímulo para ser realizado mais investigações aprofundadas sobre as temáticas que envolvem formação de professores, estágios curriculares e ensino de química, ancorados em referenciais teóricos e leis vigentes, que abordam estes temas para dialogar e refletir ao longo da escrita. A partir das três categorias que emergiram, após coleta e análise das narrativas das participantes, observou-se a necessidade de algumas mudanças na forma de abordagem das disciplinas e em especial as componentes curriculares estágios dentro do curso, que é um espaço para valorização do ensino, produção de conhecimento e questionamentos, sendo um ambiente propicio para construção inicial docente, permeados pelas interações entre diversas vozes nos processos formativos, assim sendo um local para executar a união entre teoria e prática, e disciplinas voltadas para formação docente que proporcionem a transposição didática de conteúdos acadêmicos para os conteúdos do ensino básico e equipe de professores que sejam preparados para instruir e demonstrar a realidades das escolas brasileiras.pt_BR
dc.description.abstractThe master's research aims to analyze the importance of the curricular component, internships in the Chemistry Degree course at the University of Caxias do Sul (UCS) for teacher training and performance. Through research on this theme, the objective is to understand the relevance of the curricular components stages I, II, III and IV within the Chemistry course and its influences for future actions of teachers in the education networks, as well as to investigate if it happens to relationship between theory and practice in addition to analyzing the syllabus of the disciplines together with the legislation that concerns undergraduate courses. To support the objectives of research and writing, the research is based on theoretical references, such as Pimenta (2002) and (2011), Cunha (2011), Maldaner (2000) and Chevallard (2005). The methodology is qualitative, structured together with semi-structured interviews, conducted with four teachers trained by UCS, trainee teacher and course coordinator, aiming at the emergence of categories with the discursive textual analysis method of the authors Moraes and Galiazzi (2007). It is intended to understand if the course assists in professional construction, necessary for performance in public schools in the region of Serra Gaúcha. In the bibliographic review, of thirty-two papers, notes have been made regarding the need for improvement in initial teacher training, thus the stimulus for further in-depth research on the topics involving teacher training appears, curricular internships and chemistry teaching, anchored in theoretical frameworks and current laws, which address these topics to dialogue and reflect throughout writing. From the three categories that emerged, after collecting and analyzing the participants' narratives, there was a need for some changes in the way of approaching the disciplines and especially the curricular components internships within the course, which is a space for valuing teaching, knowledge production and questioning, being a conducive environment for initial teacher construction, permeated by the interactions between different voices in the training processes, thus being a place to execute the union between theory and practice, and disciplines aimed at teacher training that provide didactic transposition from academic content to basic education content and ateam of teachers who are prepared to instruct and demonstrate the realities of Brazilian schools.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTeachers In-service trainingen
dc.subjectChemistry - Study and teachingen
dc.subjectEducation - Study and teachingen
dc.subjectCollege teachingen
dc.titleEducação superior e formação de docentes: investigando as práticas pedagógicas dos estágios de química para a atuação profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6605209124384336pt_BR
mtd2-br.author.lattesBERGOZZA, P.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples