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dc.contributor.advisorPolesel, Jussara de Oliveira Machado
dc.contributor.authorSilva, Bruna Rosito da
dc.contributor.otherMichelin, Fabio
dc.contributor.otherZir, Giovana Cenci
dc.date.accessioned2020-07-21T19:06:26Z
dc.date.available2020-07-21T19:06:26Z
dc.date.issued2019-07-05
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6305
dc.descriptionO consumidor é considerado pelo Direito como o vulnerável na relação de consumo, contudo, existem consumidores que já são percebidos, pela jurisprudência e pela doutrina, como hipervulneráveis, isto é, indivíduos ainda mais fragilizados. Dentre eles estão as crianças e os idosos, sujeitos de tenra idade e de idade avançada que apresentam estado psicológico distinto ao do homem médio. A publicidade enganosa e o superendividamento podem atingir o consumidor de forma extremamente nociva, de modo a acarretar-lhe prejuízos financeiros e psicológicos, e o fornecedor, pensando apenas em beneficio próprio, vale-se justamente da vulnerabilidade agravada desses consumidores, despreocupando-se com as consequências futuras. Assim, devido ao hiperconsumo moderno, técnicas de marketing, maior alcance publicitário, facilitação na outorga de crédito e outras práticas presentes no âmbito consumerista atual, percebe-se a necessidade de manifestação por parte do Direito, a fim de que a proteção a esses consumidores hipervulneráveis seja de fato assegurada. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo tratar sobre a proteção existente no ordenamento jurídico brasileiro sobre os hipervulneráveis no que se refere à publicidade destinada a esse público e ao superendividamento, analisando propostas de otimização a essa proteção, seja através de regulamentação de legislação específica, seja através da implementação de educação consumerista e financeira, por exemplo (sic).pt_BR
dc.description.abstractThe consumer is considered by the Law as the vulnerable in the relationship of consumption, however, there are consumers who are already perceived by jurisprudence and doctrine as hypervulnerable, that is, even more fragile individuals. Among them are the children and the elderly, subjects of young age and of advanced age who present psychological state different from the average man. Misleading advertising and over-indebtedness can reach the consumer in a highly harmful way, leading to financial and psychological harm, and the supplier, thinking only for his own benefit, is justified by the aggravated vulnerability of these consumers, unconcerned with the consequences. Thus, due to modern hyperconsumption, marketing techniques, greater publicity reach, facilitation in the granting of credit and other practices present in the current consumerist scope, it is perceived the need for manifestation by the Law, in order that the protection to these consumers hypervulnerables is indeed assured. Thus, this work has as objective to deal with the protection existing in the Brazilian legal system on the hypervulnerables with regard to the advertising destined to this public and the super indebtedness, analyzing proposals of optimization to this protection, either through regulation of specific legislation, through the implementation of consumerist and financial education, for example (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectDireito do consumidorpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectConsumidorespt_BR
dc.titleA proteção jurídica dos consumidores hipervulneráveis no Brasil no que se refere à publicidade e ao superendividamentopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Direitopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2019-07-05 00:00:00


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