Da pedagogia da hospitalidade no turismo ao turismo pedagógico pela hospitalidade
Date
2014-06-05Author
Oliveira, Ana Carolina Rodrigues Melo de
Orientador
Santos, Marcia Maria Cappellano dos
Metadata
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Esta pesquisa visa contribuir com empreendimentos turísticos no sentido de que disponham de uma ferramenta pedagógica para a formação permanente de gestores e colaboradores no âmbito das relações de hospitalidade ou acolhimento , a qual possa transcender o caráter meramente informativo ou a realização fortuita de atividades de treinamento, por estar aí em jogo processo relacional a ser com preendido e a preendido. Nesse sentido, traz à discussão uma pedagogia da hospitalidade , aqui desenhada a partir da aplicação, num empreendimento turístico, de Grupos Operativos (conforme Pichon-Rivière, 2005), modelo teórico-metodológico com raízes no paradigma pedagógico construtivista, proposto como promotor de redimensionamentos no processo de re construção/ re ssiginificação do conceito de hospitalidade e no estabelecimento de relações deste com a prática profissional em turismo e com a prática turística. As reflexões têm na base o entendimento de hospitalidade/acolhimento como fenômeno instaurado na alternância dos polos em interação (acolhedor e acolhido) e, sob esse prisma, instituindo-se como eixo fundante do fenômeno turístico. Têm também o suposto teórico de que todo acolhimento genuíno carrega o potencial pedagógico de ser agente de aprendizagens, catalizador de saberes, promotor de transformações de processos psicoafetivos, cognitivos, relacionais. Nesse universo, a pesquisa objetiva ainda suscitar discussão sobre relações entre o fenômeno do acolhimento e o conceito de turismo pedagógico. Metodologicamente, desenvolveram-se duas sessões de grupos operativos, intermediadas pela realização, no próprio empreendimento, de uma prática turística específica (trilha a cavalo). O corpus consistiu das manifestações verbais dos sujeitos colaboradores e gestores do empreendimento campo de investigação ao longo dos grupos operativos e de respostas do guia e de turistas a entrevistas realizadas antes e após a trilha. A análise do discurso pautou-se por pressupostos da teoria enunciativa de Bakhtin (1997), tendo recorrido também a alguns procedimentos da Análise de Conteúdo, de acordo com Bardin (2000). Os resultados vinculam os re dimensionamentodos/ re ssignificações identificados/inferidos, objetos de análise, aos processos reflexivos efetivados nos/pelos Grupos Operativos, nos quais se constata crescente aproximação ao conceito de hospitalidade/acolhimento tomado como de referência. Por outro lado, quer diretamente pelas respostas dos sujeitos às entrevistas, quer, indiretamente, pelas respectivas manifestações nos grupos operativos, o turismo, quando marcado por relações genuínas de acolhimento, faz-se ele próprio pedagógico, propiciando ruptura de fronteiras e assim, inaugurando novos espaços de transformações e aprendizagens.
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