• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Turismo pedagógico: ferramenta para a sensibilização ambiental e cultural na Quarta Colônia de Imigração Italiana (RS)

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Eliane Carine Portela.pdf (3.646Mb)
Data
2020-07-29
Autor
Portela, Eliane Carine
Orientador
Lanzer, Rosane Maria
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente estudo aborda o turismo pedagógico enquanto uma atividade educativa ampla e diversificada, como fonte de enriquecimento cultural, permitindo que o aluno vivencie as teorias abordadas em sala de aula ao mesmo tempo em que promove a percepção ambiental. Para comprovar tal afirmação foi utilizado um roteiro turístico-pedagógico, realizado com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, voltado à visitação dos bens de patrimônio histórico-cultural-natural dos municípios de Silveira Martins e São João do Polêsine, pertencentes à região da Quarta Colônia de Imigração Italiana, no Rio Grande do Sul. O objetivo deste trabalho foi verificar o potencial dos roteiros turístico-pedagógicos no processo de educação ambiental para a sensibilização dos alunos visitantes nos municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana. Estes espaços evidenciam como o imigrante transformou seu entorno, por meio da organização espacial, a sua relação com a natureza e os elementos que transformaram a paisagem. Adotou-se a pesquisa qualitativa como metodologia, baseado na pesquisa-ação e na análise de conteúdo para o tratamento dos dados. As informações analisadas apontaram que o turismo pedagógico desempenha importante função socioeducativa ao contribuir para o aprendizado, aproximando a teoria da prática e despertando para a valorização do patrimônio, seja ele ambiental ou cultural. Percebeu-se também que esta atividade proporciona o desenvolvimento de sujeitos de forma global ao abordar vários temas, que são trabalhados durante sua execução, de forma capaz de torná-los cidadãos cujos olhares estejam voltados à atuação no mundo de forma responsável.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6345
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade [191]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV