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dc.contributor.advisorGiovannini Júnior, Odilon
dc.contributor.authorBoff, Daniela
dc.contributor.otherMiotto, Fernanda
dc.contributor.otherRitter, Carla Eliana Todero
dc.date.accessioned2020-08-12T12:27:27Z
dc.date.available2020-08-12T12:27:27Z
dc.date.issued2020-08
dc.date.submitted2020-05-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6413
dc.descriptionEste trabalho avalia o desenvolvimento de atividades em um Clube de Ciências como uma estratégia para complementar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio a partir da elaboração de projetos de pesquisa para serem apresentados em Feiras de Ciências. A pesquisa envolveu educandos da 1º e 2º série do Ensino Médio de uma escola privada, localizada em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul e foi realizada junto com as diversas atividades desenvolvidas no Clube de Ciências da escola. As reflexões teóricas que nortearam essa pesquisa foram baseadas na teoria de Vygostky que enfatiza o processo histórico-cultural no desenvolvimento de cada indivíduo, visto que a aquisição de novos conhecimentos acontece pelas relações intra e interpessoais. Nesse sentido, buscou-se no princípio pedagógico “Educar pela Pesquisa” uma forma de relacionar a teoria com a prática, voltadas para a construção e reconstrução de conhecimentos por meio da elaboração de projetos de pesquisa para Feiras de Ciências como tentativa de superar a fragmentação dos conteúdos disciplinares da sala de aula. Para alcançar os objetivos, essa investigação utilizou a abordagem qualitativa que contempla os aspectos educacionais que se deseja compreender, voltando o seu entendimento para os elementos significativos e investigatórios da pesquisa. Nas atividades do Clube de Ciências, que ocorreram no contra turno dos alunos, realizou-se orientações para os alunos envolvidos, aplicação de questionários em três momentos diferentes da pesquisa, análise dos diários de bordo e do relatório final. Essas atividades realizadas no Clube de Ciências permitiram verificar mudanças nas aprendizagens de conteúdos atitudinais e conceituais dos estudantes, de acordo com os instrumentos aplicados para a coleta de dados, como os questionários, realizados em momentos diferentes, a elaboração do relatório final e a confecção do diário de bordo. Dessa forma, o desenvolvimento das atividades orientadas e supervisionadas realizadas no Clube de Ciências pode ser considerado uma forma de aprendizagem duradoura para os educandos, pois o desenvolvimento de projetos se transforma em uma atividade que facilita a sua aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis work evaluates the development of activities in a Science Club as a strategy to complement the learning of high school students from the elaboration of research projects to be presented in Science Fairs. The research involved students from the 1st and 2nd grades of high school at a private school, located in Caxias do Sul, Rio Grande do Sul and was carried out along with the various activities developed at the school's Science Club. The theoretical reflections that guided this research were based on Vygostky's theory that emphasizes the historical-cultural process in the development of each individual, since the acquisition of new knowledge happens through intra and interpersonal relationships. In this sense, the pedagogical principle “Educating through Research” was sought as a way of relating theory to practice, aimed at the construction and reconstruction of knowledge through the development of research projects for Science Fairs in an attempt to overcome fragmentation of the disciplinary contents of the classroom. To achieve the objectives, this investigation used the qualitative approach that contemplates the educational aspects that one wishes to understand, turning its understanding to the significant and investigative elements of the research. In the activities of the Science Club, which occurred during the students' shift, guidance was given to the students involved, questionnaires were applied at three different times of the research, analysis of the logbooks and the final report. These activities carried out at the Science Club made it possible to verify changes in the students' learning of attitudinal and conceptual contents, according to the instruments applied for data collection, such as questionnaires, carried out at different times, the preparation of the final report and the preparation of the logbook. Thus, the development of guided and supervised activities carried out at the Science Club can be considered a form of lasting learning for students, as the development of projects becomes an activity that facilitates their learning.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAprendizagem educacionalpt_BR
dc.subjectPesquisa - Metodologiapt_BR
dc.subjectClubes de ciênciapt_BR
dc.subjectEducation - Study and teaching (High school)en
dc.subjectEducational learningen
dc.subjectResearch - Methodologyen
dc.subjectScience clubsen
dc.titleAtividades em um clube de ciências como uma estratégia para ampliar a aprendizagem dos alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0462694032705116pt_BR
mtd2-br.author.lattesBOFF, D.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR


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