• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Atividades em um clube de ciências como uma estratégia para ampliar a aprendizagem dos alunos do ensino médio

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Daniela Boff.pdf (2.302Mb)
Produto educacional Daniela Boff.pdf (997.1Kb)
Data
2020-08
Autor
Boff, Daniela
Orientador
Giovannini Júnior, Odilon
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho avalia o desenvolvimento de atividades em um Clube de Ciências como uma estratégia para complementar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio a partir da elaboração de projetos de pesquisa para serem apresentados em Feiras de Ciências. A pesquisa envolveu educandos da 1º e 2º série do Ensino Médio de uma escola privada, localizada em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul e foi realizada junto com as diversas atividades desenvolvidas no Clube de Ciências da escola. As reflexões teóricas que nortearam essa pesquisa foram baseadas na teoria de Vygostky que enfatiza o processo histórico-cultural no desenvolvimento de cada indivíduo, visto que a aquisição de novos conhecimentos acontece pelas relações intra e interpessoais. Nesse sentido, buscou-se no princípio pedagógico “Educar pela Pesquisa” uma forma de relacionar a teoria com a prática, voltadas para a construção e reconstrução de conhecimentos por meio da elaboração de projetos de pesquisa para Feiras de Ciências como tentativa de superar a fragmentação dos conteúdos disciplinares da sala de aula. Para alcançar os objetivos, essa investigação utilizou a abordagem qualitativa que contempla os aspectos educacionais que se deseja compreender, voltando o seu entendimento para os elementos significativos e investigatórios da pesquisa. Nas atividades do Clube de Ciências, que ocorreram no contra turno dos alunos, realizou-se orientações para os alunos envolvidos, aplicação de questionários em três momentos diferentes da pesquisa, análise dos diários de bordo e do relatório final. Essas atividades realizadas no Clube de Ciências permitiram verificar mudanças nas aprendizagens de conteúdos atitudinais e conceituais dos estudantes, de acordo com os instrumentos aplicados para a coleta de dados, como os questionários, realizados em momentos diferentes, a elaboração do relatório final e a confecção do diário de bordo. Dessa forma, o desenvolvimento das atividades orientadas e supervisionadas realizadas no Clube de Ciências pode ser considerado uma forma de aprendizagem duradoura para os educandos, pois o desenvolvimento de projetos se transforma em uma atividade que facilita a sua aprendizagem.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6413
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV