Atividades em um clube de ciências como uma estratégia para ampliar a aprendizagem dos alunos do ensino médio
Data
2020-08Autor
Boff, Daniela
Orientador
Giovannini Júnior, Odilon
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho avalia o desenvolvimento de atividades em um Clube de Ciências como uma estratégia para complementar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio a partir da elaboração de projetos de pesquisa para serem apresentados em Feiras de Ciências. A pesquisa envolveu educandos da 1º e 2º série do Ensino Médio de uma escola privada, localizada em Caxias do Sul,
Rio Grande do Sul e foi realizada junto com as diversas atividades desenvolvidas no Clube de Ciências da escola. As reflexões teóricas que nortearam essa pesquisa foram baseadas na teoria de Vygostky que enfatiza o processo histórico-cultural no desenvolvimento de cada indivíduo, visto que a aquisição de novos conhecimentos acontece pelas relações intra e interpessoais. Nesse sentido, buscou-se no princípio pedagógico “Educar pela Pesquisa” uma forma de relacionar a teoria com a prática, voltadas para a construção e reconstrução de conhecimentos por meio da elaboração de projetos de pesquisa para Feiras de Ciências como tentativa de superar a
fragmentação dos conteúdos disciplinares da sala de aula. Para alcançar os objetivos, essa investigação utilizou a abordagem qualitativa que contempla os aspectos educacionais que se deseja compreender, voltando o seu entendimento para os elementos significativos e investigatórios da pesquisa. Nas atividades do Clube de Ciências, que ocorreram no contra turno dos alunos, realizou-se orientações para os alunos envolvidos, aplicação de questionários em três momentos diferentes da pesquisa, análise dos diários de bordo e do relatório final. Essas atividades realizadas no Clube de Ciências permitiram verificar mudanças nas aprendizagens de conteúdos atitudinais e conceituais dos estudantes, de acordo com os instrumentos aplicados para a coleta de dados, como os
questionários, realizados em momentos diferentes, a elaboração do relatório final e a confecção do diário de bordo. Dessa forma, o desenvolvimento das atividades orientadas e supervisionadas realizadas no Clube de Ciências pode ser considerado uma forma de aprendizagem duradoura para os educandos, pois o desenvolvimento de projetos se transforma em uma atividade que facilita a sua
aprendizagem.