• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Planejamento e competitividade no turismo: estudos sobre as políticas públicas e a governança local de Gramado (RS)

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Bianca da Silva Trindade.pdf (1.640Mb)
Data
2020-08-17
Autor
Trindade, Bianca da Silva
Orientador
César, Pedro de Alcântara Bittencourt
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O planejamento e a gestão a partir da governança do turismo tem se apresentado como um assunto de interesse relevante, quando se busca compreender qual a melhor maneira para aumentar a competitividade de uma destinação turística. Neste estudo o objetivo principal foi analisar a influência das políticas públicas e da governança local sobre a competitividade de Gramado (RS). Para alcançar o objetivo proposto realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a teoria utilizada em relação ao tema desta pesquisa versou sobre turismo, planejamento e gestão, políticas públicas, governanças de turismo e competitividade em destinações turísticas. Metodologicamente a pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa e, possui caráter descritivo. Para a coleta de dados, utilizou-se a análise documental, aplicação de questionários e realizou-se entrevistas semiestruturadas. O processo documental teve como referência os documentos oficiais de turismo em âmbito nacional e local, relacionados à gestão pública de Gramado (RS), a partir de suas leis, decretos, regimentos e estatutos, cuja finalidade foi de identificar as políticas públicas de planejamento e gestão do turismo local. As informações oriundas dos documentos oficiais trouxeram subsídios de compreensão do processo de organização da governança local. A aplicação dos questionários voltados às análises quantitativas foi composto por questões fechadas sobre os indicadores que contribuem para uma destinação turística se tornar competitiva, e teve como respondentes os atores sociais da governança local responsáveis pela gestão da competitividade do destino turístico Gramado (RS). As entrevistas semiestruturadas as quais serviram de base para a análise qualitativa, a partir de questões que abordaram o planejamento e a gestão da atividade turística, também foram aplicadas com os atores sociais da governança local, fornecendo informações complementares, a fim de identificar as percepções a respeito da estrutura organizacional da governança, no atual modelo de planejamento e gestão do destino. As evidências identificadas pela presente pesquisa permitiram constatar que a estrutura de governança encontrada em Gramado (RS), baseada nas políticas de turismo em âmbito nacional, estadual, regional e local, contribui para o desenvolvimento da atividade turística local e regional, uma vez que, a atuação dos setores público e privado permite a articulação e a cooperação com relação ao planejamento e à gestão da atividade, proporcionando à destinação turística estudada um diferencial estratégico, por meio da oferta de produtos de maior qualidade e uma gestão focada na competitividade dos empreendimentos.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6419
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade [191]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • A competitividade e a qualidade de vida na destinação turística : estudo de caso em Gramado-RS 

    Müller, Edson Luís (2015-11-09)
    A existência de uma variedade de opções de regiões turísticas torna cada vez mais evidentes os fatores que desencadeiam a competitividade e estes fatores podem causar interferências, positivas ou não, em relação ao desempenho ...
  • A construção da identidade de marca de Gramado-RS como "destino turístico modelo" 

    Azambuja, Vanessa Acosta de (2015-10-20)
    Gramado-RS tem a imagem de “destino turístico modelo” para o Ministério do Turismo e outras instituições da área, outros destinos brasileiros e internacionais, e turistas. Partindo dessa assertiva e considerando a imagem ...
  • Turismo e comunicação : a festa da colônia em Gramado-RS sob o olhar da imprensa 

    Meneghel, Lirian Maria (2016-05-12)
    A festa da Colônia teve sua origem em 1984, quando um grupo de moradores da Linha Bonita, em Gramado/RS, propôs a realização de um momento festivo para a comunidade local. Logo a festa cresceu e ganhou identidade, passando ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV