Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorValentini, Carla Beatris
dc.contributor.authorRigoni, Dirce Méri De Rossi Garcia Rafaelli
dc.contributor.otherLopes, Daniel de Queiroz
dc.contributor.otherSoares, Eliana Maria do Sacramento
dc.date.accessioned2014-06-06T15:44:35Z
dc.date.available2014-06-06T15:44:35Z
dc.date.issued2014-06-06
dc.date.submitted2012-08-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/643
dc.descriptionEssa dissertação possui um caráter exploratório, em que o delineamento metodológico é dado pelo estudo de caso que investiga os mecanismos sociocognitivos dos estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, com idade de 13 anos, frequentavam o sétimo ano do ensino fundamental, de uma escola pública municipal, que participa da etapa dois do projeto Um computador por aluno (UCA) do Governo Federal. Esse estudo buscou compreender os mecanismos sociocognitivos presentes nas trocas interindividuais dos estudantes nos diferentes contextos de aprendizagem em que faziam uso do laptop educacional na disciplina de história. Para a análise dos mecanismos sociocognitivos dos estudantes, nesse contexto, foi utilizado o referencial piagetiano. Com base na organização dos dados, as categorias de análise foram os contextos de aprendizagem e os mecanismos sociocognitivos. Concluímos que as possibilidades da interface física e digital nos contextos de aprendizagem, considerando a mobilidade do laptop na modalidade 1:1, podem configurar novas relações e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Com relação aos mecanismos sociocognitivos, evidenciamos uma tendência de relações de conformismo e de coação nas trocas interindividuais e um falso equilíbrio de cooperação.pt_BR
dc.description.abstractThis paper has an exploratory character, which the research design is a study that investigates the socio-cognitive mechanisms of students interaction with educational laptop. Students in the age of 13 years old, in seventh grade of an elementary public school, that participates in second level of the Federal Government project Um computador por aluno (UCA). This study attempted to understand the present sociocognitive mechanisms in the interindividual exchanges of students in different learning contexts that made use of education laptop in the history subject. For the analysis of students' socio-cognitive mechanisms in this context, we used the Piaget theory. Based on data organization, the categories of analysis were the contexts of learning and social cognitive mechanisms. We conclude that the possibilities of physical and digital interface in Learning Contexts, considering the mobility of the laptop in mode 1:1, can set up new relationships and challenges in the teaching and learning. Regarding the socio-cognitive mechanisms, we noted a trend of conformity relations and coercion in exchanges interindividual and a false balance of cooperation.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectCognição e culturapt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino programadopt_BR
dc.subjectEducational Laptopen
dc.subjectInterindividual exchangesen
dc.subjectSocio-cognitive mechanismsen
dc.subjectDigital cultureen
dc.titleLaptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7249180985326985pt_BR
mtd2-br.author.lattesRAFAELLI, Dircept_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige