dc.contributor.advisor | Valentini, Carla Beatris | |
dc.contributor.author | Augustin, Ingrid Renata Lopes | |
dc.contributor.other | Maciel, Adriana | |
dc.contributor.other | Paviani, Neires Maria Soldatelli | |
dc.date.accessioned | 2014-06-06T15:52:57Z | |
dc.date.available | 2014-06-06T15:52:57Z | |
dc.date.issued | 2014-06-06 | |
dc.date.submitted | 2012-08-23 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/644 | |
dc.description | A presente dissertação refere-se a um estudo qualitativo sobre as percepções coletivas de
educação da pessoa com deficiência intelectual de um grupo de representantes membros do
Conselho Municipal de Educação (CME), de um município do Rio Grande do Sul. Seu
objetivo foi investigar as relações entre as concepções de educação para a pessoa com
deficiência intelectual e os Modelos de Deficiência, evidenciados nos discursos de membros
do CME. Através do estudo histórico e da concepção de educação, é apresentado o conceito
de Modelos Teóricos de Deficiência. Este conceito é utilizado para se compreender os
pressupostos que os processos de inclusão sofrem ou sofreram. Esta pesquisa contou com um
grupo focal, como instrumento de construção de dados, realizado com cinco membros do
conselho. Os dados foram analisados, considerando a análise textual discursiva, proposta por
Moraes e Galiazzi (2007), e a abordagem conceitual de Finkelstein (2011) sobre os modelos
de deficiência. Com a análise do corpus, foi identificada a prevalência de dois Modelos de
Deficiência, os quais surgiram como categorias para as discussões. Os Modelos categorizados
destacam, primeiramente, o Modelo Social, que apresenta as concepções atuais de educação
para a pessoa com DI e, posteriormente, o Modelo Médico, que remete aos aspectos cultural e
historicamente presentes nas concepções e exemplificações enunciadas. Apesar de surgirem
enunciados com exemplos positivos de processos de inclusão, foram as dificuldades que
permaneceram mais tempo em discussão, indicando a necessidade de se construir novos
domínios de conhecimento e ações para este assunto. Com este estudo, percebemos que os
conceitos de inclusão de alunos com DI, ainda, estão em processo de constituição. O fato de
encontrarmos alunos frequentando escolas comuns não significa que eles estejam de fato
incluídos nos processos de ensino e aprendizagem, proporcionados pela escola. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work refers to a qualitative study on collective perceptions of education for people with
intellectual disabilities from a representing members group of the City Council of Education
(CME) in a city from the state of Rio Grande do Sul. The objective was to investigate
relationships between the concepts of education for people with intellectual disabilities and
Models of disability, as evidenced in the speeches of members from CME. Through studying
history and conception of education is presented the theoretical concept of models of
disability. This concept is used to understand the assumptions that the processes of inclusion
suffer or have suffered. This research has used as a tool for building data a focus group
conducted with five board members. The data were analyzed considering the discursive
textual analysis proposed by Moraes and Galiazzi (2007) and conceptual approach of
Finkelstein (2011) on models of disability. With the analysis of the corpus was identified the
prevalence of two models of disability which emerged as categories for discussions. Models
categorized highlight first the Social Model, which presents the current concepts of education
for people with ID, and later the Medical Model, which refers to cultural and historical
aspects of the present concepts and examples listed. Despite statements arise with positive
examples of processes of inclusion, the difficulties aspects were longer under discussion,
indicating the need of building new areas of knowledge and actions in this matter. We realize
that the concepts of inclusion of students with ID, are still in process of creation, however we
find students attending regular schools, does not mean they are actually included in the
teaching and learning process provided by the school. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Incapacidade intelectual | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Model of Disability | en |
dc.subject | Inclusion | en |
dc.subject | Intellectual Disability | en |
dc.title | Concepções de membros do Conselho Municipal de Educação acerca da educação da pessoa com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3784022429508659 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | AUGUSTIN, I. R. L. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |