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dc.contributor.advisorKuiava, Evaldo Antônio
dc.contributor.authorZinani, Carlos Eduardo
dc.contributor.otherPaviani, Jayme
dc.date.accessioned2014-06-09T17:32:47Z
dc.date.available2014-06-09T17:32:47Z
dc.date.issued2014-06-09
dc.date.submitted2013-09-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/652
dc.descriptionEsta dissertação traz o resultado de uma investigação sobre a ideia de educação presente na obra de Arthur Schopenhauer. O Homem é educado, natural ou artificialmente, em todos os momentos de sua vida. A educação natural, a qual o autor atribui maior importância, diz respeito ao saber que tem início na afecção, etapa que antecede o saber intelectivo. O processo educativo, então, começa com um ato (inconsciente) da Vontade do indivíduo que dirige sua atenção a algo externo a ele. A filosofia de Schopenhauer possui um viés pessimista, pois considera que viver é estar condenado ao sofrimento. A educação, assim, não teria o escopo de livrar o ser humano do sofrimento, mas, através de uma educação intelectual apurada, oferecer-lhe meios para a condução de sua vida prática. Não somente fornece o conhecimento referente ao fazer, mas também, o dos limites em que os seres humanos estão circunscritos em razão de sua não-liberdade. Uma educação a partir de uma perspectiva pessimista arranca do ser humano a pretensão de superioridade em relação às demais criaturas existentes. Desse modo, abre-se espaço para questionamentos acerca da relação entre a educação e o aperfeiçoamento moral do ser humano.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis brings results of an investigation of the idea of education present in the work of Arthur Schopenhauer. Man is educated, naturally or artificially, at all times of his life. The natural education, to which the author attributes most importance, relates to that knowledge of affection, a stage that precedes intellectual knowledge. The educational process then begins with an (unconscious) act of a person’s Will, who aims one’s attention to something external to oneself. Schopenhauer's philosophy has a pessimistic line of thinking because it considers that living is to be doomed to suffering. Education, therefore, would not have the scope to free human being from suffering, but through a refined intellectual education, it would provide means to conduct one’s practical life. Not only it would provide practical knowledge, but also, the limits of where humans are bound, due to their non-freedom. An education from a pessimistic view rips off of the human being a pretense superiority in relation to other existing creatures. Thus, a space for questions about the relationship between education and moral improvement of the human being is created.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectSchopenhauer, Arthur, 1788-1860pt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectVontadept_BR
dc.subjectRationalityen
dc.subjectEducationen
dc.titleShopenhauer e a educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3383205808607852pt_BR
mtd2-br.author.lattesZINANI, C. E.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


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