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dc.contributor.advisorBaptista, Maria Luiza Cardinale
dc.contributor.authorBortolatto, Arthur Aver
dc.contributor.otherArnt, Carlos Antonio de Andrade
dc.contributor.otherBocchese, Marcell
dc.date.accessioned2020-09-22T13:57:25Z
dc.date.available2020-09-22T13:57:25Z
dc.date.issued2020-07-24
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6533
dc.descriptionO presente Trabalho de Conclusão de Curso tematiza sobre a mídia podcast e o potencial publicitário, desde as transformações da mídia rádio até a chegada da internet, apresentando os respectivos rumos da publicidade contemporânea. Os objetivos específicos são: caracterizar a mídia podcast; discutir a comunicação publicitária em relação às mídias contemporâneas; resgatar aspectos históricos do rádio e relacioná-los com o podcast; e analisar programas de podcast discutindo seu potencial publicitário. Nesse sentido, o referencial teórico envolve autores como Pierre Lévy com o ciberespaço, Luiz Artur Ferraretto com o Rádio, e outros autores de artigos científicos, principalmente dos anais da INTERCOM, relacionados a podcasts. A pesquisa possui cunho qualitativo e a metodologia utilizada foi o método misto de pesquisa, pois envolveu pesquisa bibliográfica e estudo de caso duplo. A pesquisa bibliográfica se deu através do levantamento de documentos escritos ou eletrônicos, artigos científicos, livros, reportagens, pesquisas, todos devidamente analisados. Já o estudo de caso duplo contou com a análise de dois podcasts, envolvendo entrevista com um dos produtores/apresentadores de cada programa. Desse modo, foi possível a discussão do potencial publicitário dos programas e da mídia como um todo. Como principais resultados, percebe-se uma relação estabelecida entre o início das emissoras de rádio, quando eram sociedades, e os podcasts com os programas de financiamento coletivo. Além disso, observou-se a importância da interação nos podcasts, viabilizada pela internet, já que esta é uma mídia que possui laços estreitos com o usuário e depende muito dele. Também foi possível caracterizar os aspectos que constituem um podcast, sendo uma mídia diferente de uma webrádio, e demonstrar, através de exemplos e explicações, como é possível utilizar a mídia podcast como um meio de publicidade e propaganda, tendo em vista que podcasts atingem um público de nicho de acordo com o programa (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectRádiopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectComputadores e civilizaçãopt_BR
dc.titlePodcast : a mídia híbrida e o seu potencial publicitáriopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameComunicação Social - Publicidade e Propagandapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-07-24 00:00:00


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