Ensino de história e literatura: a imigração judaica nas obras de Moacyr Scliar
Fecha
2020-11-24Autor
Francescato Júnior, Paulo Marcelo
Orientador
Lia, Cristine Fortes
Metadatos
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Este trabalho se propõe a analisar as relações entre a História e a Literatura, bem como o uso de fontes literárias no ensino de História. O produto final desta dissertação é um material intitulado Guia de Atividades: Literatura e Imigração. Trata-se de um material de apoio didático aos docentes no ensino da história de movimentos migratórios que for realizado através do uso de fontes literárias. Como movimento migratório, o trabalho utilizou-se do exemplo da imigração judaica ocorrida no Rio Grande do Sul no início do século XX. As fontes literárias escolhidas foram as obras O ciclo das águas (1975) e O centauro no jardim (1980), do escritor gaúcho Moacyr Scliar, considerado aqui como um testemunho do referido movimento imigratório. Para isso, foi realizado um levantamento de publicações e trabalhos acadêmicos que abordam as relações entre História e Literatura, o ensino de história, o uso das fontes literárias no ensino de História e a história da imigração judaica e outros movimentos migratórios brasileiros. A partir daí, foi realizado um diálogo com teóricos que abordam conceitos importantes para trabalhar imigração, por exemplo, identidade, memória, testemunho e sensibilidade. É descrita ainda a elaboração do Guia de Atividades: Literatura e Imigração, cujo material consiste em uma série de atividades propostas sobre a imigração judaica no Rio Grande do Sul, dividida em quatro propostas temáticas: Imaginário do Imigrante, Religiosidade do Imigrante, Mulher Imigrante e Imigração e Identidade.