Navegação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática por autor "Rehfeldt, Marcia Jussara Hepp"
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
-
Aprendizagem significativa no ensino de ciências : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa sobre energia e ligações químicas
Raber, Daniel de Almeida (2015-08-19)Este trabalho tem o objetivo de apresentar a construção, a aplicação e a avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa na disciplina de ciências, em uma turma de 9º ano do ensino fundamental, visando à ... -
Educação para o trânsito no ensino de ciências : proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa
Ledur, José Ricardo (2015-11-19)As sociedades, de modo geral, têm na educação um de seus pilares. A escola é um espaço privilegiado de aprendizagem e socialização, seja por sua capacidade de articular teoria e prática, seja pela multiplicidade de vivências ... -
O ensino médio politécnico : um aprendizado para o ensino médio
Hertz, Ivele Anicet (2018-05-02)Esta dissertação buscou investigar contribuições do Ensino Médio Politécnico (EMP), com ênfase na disciplina de Seminário Integrado (SI), em relação a aspectos da formação humana integral – a ciência, a cultura, o trabalho ... -
A matemática da miniempresa: conhecimentos para desenvolver visões empreendedoras no contexto escolar
Marchetti, Silvano (2020-09-30)Este trabalho relata uma pesquisa qualitativa que envolveu estudantes do turno da noite do terceiro ano do Ensino Médio. O tema principal escolhido para o seu desenvolvimento foi a aprendizagem Matemática tendo como pano ... -
Mentalidade matemática de crescimento e aprendizagem sobre frações: estratégias de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental
Terres, Josiana de Góes Pedroso (2023-03-22)O presente texto discorre sobre o desenvolvimento de uma pesquisa, que foi realizada no intuito de investigar se a aplicação de estratégias de ensino na aprendizagem sobre frações, baseadas nos estudos a respeito da ... -
Questões do Enem: uma possibilidade de (re)construção de conhecimentos
Otobelli, Elisete Salvador (2018-11-23)Neste trabalho, apresenta-se o relato de uma pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UCS, realizada em uma escola estadual do Rio Grande do Sul, com ... -
UEPS: aprendizagem significativa da trigonometria aplicada ao futebol
Bordin, Daiana (2019-05-22)Na pesquisa que deu origem a esta dissertação, avaliaram-se as contribuições de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, para promover a aprendizagem significativa da trigonometria aplicada ao futebol. Elaborou-se ...