Navegação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática por assunto "Ciência - Estudo e ensino"
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
-
Astronomia no ensino de ciências : uma proposta potencialmente significativa
(2016-02-22)O presente trabalho avalia a implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) de Astronomia na disciplina de ciências em quatro turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental em uma escola do ... -
Construção de ecossistemas no ambiente escolar por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa
(2020-02-10)O ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio via de regra é descritivo, descontextualizado e baseado na transmissão de informações, tornando complexa a aproximação dos alunos das atuais propostas que envolvem uma ... -
Contribuições de Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a disciplina de ciências do ensino fundamental
(2017-03-20)Este trabalho de pesquisa teve por objetivo elaborar, aplicar e avaliar as contribuições de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS) para a aprendizagem de conteúdos sobre o corpo humano e saúde, em uma turma ... -
A desconstituição de um mito por meio da produção de vídeo : o caso de Arquimedes
(2018-02-15)Este trabalho tem como objetivo discutir, utilizando o recurso da produção de vídeo, a forma como Arquimedes teria resolvido o problema da coroa do rei Hierão, abordando a solução apontada por Galileu, propondo a discussão ... -
Educação para o trânsito no ensino de ciências : proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa
(2015-11-19)As sociedades, de modo geral, têm na educação um de seus pilares. A escola é um espaço privilegiado de aprendizagem e socialização, seja por sua capacidade de articular teoria e prática, seja pela multiplicidade de vivências ... -
O ensino de ciências como potencializador da relação entre criança enatureza por meio da interação com os quatro elementos naturais
(2023-09-12)Esta pesquisa intitulada "O Ensino de Ciências como potencializador da relação entre criança e natureza por meio da interação com os 4 elementos" está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática ... -
Uma unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da água utilizando as multimídias digitais
(2017-09-21)Este trabalho apresenta a construção, a aplicação e a avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) fazendo uso das multimídias digitais na disciplina de Ciências no estudo da água. A proposta de ...