Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-88 of 88
-
Astronomia no ensino de ciências : uma proposta potencialmente significativa
(2016-02-22)O presente trabalho avalia a implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) de Astronomia na disciplina de ciências em quatro turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental em uma escola do ... -
A produção de jogos didáticos como ferramenta para promover a aprendizagem sobre tópicos de orientação sexual
(2016-02-22)Aprendizagem ativa é um grande desafio para os professores, especialmente quando há tantos estímulos a competir com a própria aprendizagem. A questão investigada pelo presente trabalho foi a produção de jogos didáticos em ... -
O aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola
(2015-12-08)Este trabalho teve como objetivo avaliar as contribuições da prática do aquarismo para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola. Busca, também, avaliar os conhecimentos iniciais e finais dos professores e ... -
Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria
(2015-11-19)Este trabalho apresenta uma pesquisa em Educação Matemática, que gerou uma proposta pedagógica diferenciada para o estudo de Trigonometria, desenvolvida com base em concepções construtivistas e fundamentada nas teorias de ... -
Educação para o trânsito no ensino de ciências : proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa
(2015-11-19)As sociedades, de modo geral, têm na educação um de seus pilares. A escola é um espaço privilegiado de aprendizagem e socialização, seja por sua capacidade de articular teoria e prática, seja pela multiplicidade de vivências ... -
Ilhas interdisciplinares de racionalidade promovendo aprendizagem ativa
(2015-09-14)Este trabalho foi desenvolvido dentro da linha de pesquisa "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática" que tem por objetivo: investigar, avaliar e pôr em prática estratégias educacionais, à ... -
Aprendizagem significativa no ensino de ciências : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa sobre energia e ligações químicas
(2015-08-19)Este trabalho tem o objetivo de apresentar a construção, a aplicação e a avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa na disciplina de ciências, em uma turma de 9º ano do ensino fundamental, visando à ... -
Proposta metodológica para capacitação em educação ambiental por meio de oficinas temáticas e ambientes virtuais
(2015-06-11)A busca por conforto e praticidade trouxe uma sene de consequências, dentre as quais destacam-se a degradação do meio ambiente e a necessidade de uma mudança na maneira de ensinar e aprender. O ensino tradicional vem ...