A natureza da matemática no contexto de redimensão de práticas pedagógicas para o ensino de matemática na educação básica
Fecha
2020-12-08Autor
Silva, Andressa Abreu da
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Apresentamos uma pesquisa com contribuições advindas do estudo da Natureza da Matemática para redimensão de práticas pedagógicas para o ensino da Matemática na Educação Básica. Para a contextualização dessa pesquisa, foram utilizados os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2017. Esse sistema evidencia as possíveis dificuldades apresentadas pelos alunos com o processo de aprender Matemática, além de
colocar em foco as demandas e desafios para as práticas pedagógicas docentes. O referencial teórico apoia-se na Natureza da Matemática conceituada por Stewart (1996), nas ideias apresentadas por Becker (2012) para as concepções sobre a Matemática de professores de Matemática e em Franco (2015) para apresentar características sobre práticas pedagógicas. Observou-se que, baseado em Becker (2012), as concepções apresentadas pelos professores
sobre área da Matemática podem interferir na sua prática docente, sendo necessário revisar seus próprios conceitos para planejar sua prática. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo com professores atuantes na Educação Básica pública do município de Caxias do Sul. O corpus da pesquisa foi construído a partir das transcrições das entrevistas dialogadas realizadas com oito professores da Educação Básica, sendo quatro deles atuantes no Ensino Médio da rede estadual e quatro deles atuantes no Ensino Fundamental da rede municipal. As entrevistas foram realizadas via chamada de vídeo no aplicativo Whatsapp nos meses de maio e junho de 2020. Os dados construídos foram analisados e discutidos a partir da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). As categorias identificadas foram: Muitos, muitos exercícios; Linguagem Coloquial e Linguagem Matemática; Historinha; `Onde que a gente usa isso??; Anos Iniciais: Formação e Bloqueio e Sobre `O que é a Matemática??. Os desdobramentos da pesquisa indicam que as práticas para o ensino de Matemática precisam estar focadas em significação e compreensão, para assim terem o potencial de desenvolver o pensamento lógico matemático; as práticas focadas apenas na resolução de exercícios podem não desencadear processos que levem à aprendizagem de conceitos matemáticos; a contextualização deve ser adaptada à realidade do aluno para que seja possível que os alunos signifiquem as operações realizadas, podendo ir além da manipulação de símbolos, mas relacionando-os com a Natureza da Matemática; a linguagem matemática é parte constituinte de sua natureza e diz respeito a sua capacidade de representar fenômenos e situações do cotidiano. Isso precisa ser objeto de estudo para proporcionar aos estudantes esse entendimento. Podemos ainda inferir sobre a importância dos cursos de licenciatura incluírem em seus currículos estudos relacionados à Natureza da Matemática e sua importância, podendo influenciar a criação de práticas educativas no contexto da Educação Básica. Esse conhecimento pode auxiliar o professor a redimensionar suas práticas pedagógicas para que elas possam ser base para que o ensino da Matemática possa desenvolver o pensamento lógico-dedutivo dentre outras competências recomendadas para essa área do conhecimento [resumo fornecido pelo autor].