Aprendizagem no cotidiano escolar: direitos, experiências e percepções discentes
Zusammenfassung
Esta tese teve como objetivo geral, por meio de narrativas sobre as experiências estudantis, estabelecer possíveis conexões entre as Culturas de Intervenção Pedagógica (de reprodução, recomendação, disciplina, outorga/transferência e emancipação) e a promoção da aprendizagem e, a partir disso, propor possibilidades de intervenções pedagógicas com vistas à efetivação do direito à aprendizagem. As fragilidades que acompanham investigações sobre as experiências de aprendizagem estudantis, a carência de literatura a esse respeito e o déficit compreensivo em torno das aprendizagens que se processam no e a partir do cotidiano da escola, especificamente na percepção dos(as) sujeitos escolares, compõem parte da justificativa para o desenvolvimento deste estudo teórico-empírico. As intervenções pedagógicas culturais identificadas em estudo anterior a partir de narrativas orais e escritas de docentes da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul subsidiaram o diálogo entre o vivido e o percebido pelos(as) discentes no âmbito da Educação Básica. O conhecimento elaborado em torno das percepções estudantis sobre as aprendizagens escolares decorreu das interpretações produzidas a partir das narrativas reflexivas de trinta adolescentes do último ano do Ensino Fundamental em diálogo com o referencial teórico-metodológico que subsidia esta pesquisa. A construção das narrativas estudantis seguiu os princípios éticos, teóricos e metodológicos da entrevista narrativa discutida por Bertaux, Galvão e Botía, sendo analisadas e interpretadas à luz da Análise Textual Discursiva, sistematizada por Moraes e Galiazzi, em diálogo com os princípios da Sociologia do Cotidiano, tematizada por Pais. De caráter qualitativo, a pesquisa reuniu aos procedimentos metodológicos mencionados as perspectivas interpretativas de Charlot, Dubet, Freire, Honneth, Lefebvre, McCowan, Shim, Stecanela, Vieira e Vigotsky, dentre outros. Como parte dos resultados investigativos, esta tese expressa aprendizagens que se processam pela experiência escolar, sentidos e significados atribuídos pelos(as) estudantes à escola, assim como percepções estudantis sobre os vínculos entre os seus contextos de interações sociais escolares e não escolares. A título de conclusão, identifica características humanas positivas na composição da relação pedagógica (respeito, empatia, paciência, bom humor, humildade, responsabilidade e criatividade), elementos condicionantes da aprendizagem escolar (bem-estar, reconhecimento, escutas e escolhas, tempo e afeto) e intervenções pedagógicas potenciais à aprendizagem. Posto isto, esta tese sugere a atenção e o fortalecimento das características humanas positivas e dos elementos condicionantes da aprendizagem como esteio a escolha e a adoção de intervenções pedagógicas potenciais à aprendizagem, caracterizadas pela exploração da criatividade e dinamização do ensino. Por fim, o conjunto acima ratifica questões importantes para revigorar a escolarização e contribui para a reafirmação do direito à aprendizagem.