Aprendizagem no cotidiano escolar: direitos, experiências e percepções discentes
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Data
2020-12-23Autore
Lemons, Caroline Caldas
Orientador
Stecanela, Nilda
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Esta tese teve como objetivo geral, por meio de narrativas sobre as experiências estudantis, estabelecer possíveis conexões entre as Culturas de Intervenção Pedagógica (de reprodução, recomendação, disciplina, outorga/transferência e emancipação) e a promoção da aprendizagem e, a partir disso, propor possibilidades de intervenções pedagógicas com vistas à efetivação do direito à aprendizagem. As fragilidades que acompanham investigações sobre as experiências de aprendizagem estudantis, a carência de literatura a esse respeito e o déficit compreensivo em torno das aprendizagens que se processam no e a partir do cotidiano da escola, especificamente na percepção dos(as) sujeitos escolares, compõem parte da justificativa para o desenvolvimento deste estudo teórico-empírico. As intervenções pedagógicas culturais identificadas em estudo anterior a partir de narrativas orais e escritas de docentes da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul subsidiaram o diálogo entre o vivido e o percebido pelos(as) discentes no âmbito da Educação Básica. O conhecimento elaborado em torno das percepções estudantis sobre as aprendizagens escolares decorreu das interpretações produzidas a partir das narrativas reflexivas de trinta adolescentes do último ano do Ensino Fundamental em diálogo com o referencial teórico-metodológico que subsidia esta pesquisa. A construção das narrativas estudantis seguiu os princípios éticos, teóricos e metodológicos da entrevista narrativa discutida por Bertaux, Galvão e Botía, sendo analisadas e interpretadas à luz da Análise Textual Discursiva, sistematizada por Moraes e Galiazzi, em diálogo com os princípios da Sociologia do Cotidiano, tematizada por Pais. De caráter qualitativo, a pesquisa reuniu aos procedimentos metodológicos mencionados as perspectivas interpretativas de Charlot, Dubet, Freire, Honneth, Lefebvre, McCowan, Shim, Stecanela, Vieira e Vigotsky, dentre outros. Como parte dos resultados investigativos, esta tese expressa aprendizagens que se processam pela experiência escolar, sentidos e significados atribuídos pelos(as) estudantes à escola, assim como percepções estudantis sobre os vínculos entre os seus contextos de interações sociais escolares e não escolares. A título de conclusão, identifica características humanas positivas na composição da relação pedagógica (respeito, empatia, paciência, bom humor, humildade, responsabilidade e criatividade), elementos condicionantes da aprendizagem escolar (bem-estar, reconhecimento, escutas e escolhas, tempo e afeto) e intervenções pedagógicas potenciais à aprendizagem. Posto isto, esta tese sugere a atenção e o fortalecimento das características humanas positivas e dos elementos condicionantes da aprendizagem como esteio a escolha e a adoção de intervenções pedagógicas potenciais à aprendizagem, caracterizadas pela exploração da criatividade e dinamização do ensino. Por fim, o conjunto acima ratifica questões importantes para revigorar a escolarização e contribui para a reafirmação do direito à aprendizagem.