Antecedentes e moderador da vantagem competitiva no contexto da bovinocultura de corte, na visão dos agentes que atuam nas redes de cooperação do Sul do Brasil
Fecha
2021-03-11Autor
Silva, José Edson Azevedo da
Orientador
Camargo, Maria Emilia
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O agronegócio é um conjunto de operações encadeadas com o objetivo de produzir, beneficiar e distribuir alimentos. Esse setor trata com as diversas atividades que vão desde o melhoramento genético até a entrega do produto final. Os agentes, sejam eles pequenos ou grandes, estão inseridos em pelo menos alguma parte da cadeia produtiva. Nesse contexto, destaca-se que a gestão do conhecimento que tem sido definida como uma questão crítica para as organizações. No entanto, a teoria tem apontado os modos de conversão do conhecimento como antecedentes diretos da capacidade absortiva, da inovação, do desempenho e da vantagem competitiva, e que a cultura organizacional pode ser uma variável moderadora, destacando o papel da capacidade absortiva, que permite à organização, avaliar, absorver e empregar o conhecimento da melhor maneira. Diante disso, o objetivo geral desta tese foi identificar os antecedentes e o moderador da vantagem competitiva no contexto da bovinocultura de corte, na visão dos agentes que atuam nas redes de cooperação do sul do Brasil. Para tanto, o método proposto para o desenvolvimento desta pesquisa é de natureza qualitativo, através de entrevistas em profundidade e de observação não participativa. Foram entrevistados nove produtores, de quatro redes de cooperação nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos mostram que os modos de conversão do conhecimento, a capacidade absortiva e o desempenho organizacional são antecedentes da vantagem competitiva, bem como a inovação. Ainda, pode-se afirmar que a cultura organizacional afeta a propensão para inovar, na maneira pela qual as redes inovam, e no resultado de seus esforços de inovação. A cultura também influencia como ocorre a criação de valor, vinculando a estratégia do negócio e a capacidade de inovação. [resumo fornecido pelo autor]